17 crianças ficaram órfãs em MT após os pais matarem suas mães em 2024

crianca orfas violencia mulher 2


Em Mato Grosso, 17 crianças perderam suas mães para os próprios pais em 2024, vítimas de feminicídios cometidos dentro de casa. O dado alarmante faz parte de um relatório da Polícia Civil, que aponta que, ao todo, 47 mulheres foram assassinadas por questões de gênero no estado no último ano, sendo 41 delas mães, deixando 89 crianças órfãs.

17 crianças perderam suas mães para os próprios pais em 2024. (Foto: Reprodução)

📌 Violência crescente e pedidos de ajuda

O levantamento mostra um cenário preocupante: 17.910 medidas protetivas de urgência foram concedidas no estado, um aumento de 6% em relação a 2023. Além disso, as ligações para o Disque 180, canal de denúncias de violência contra a mulher, cresceram 65,5%, totalizando mais de 8 mil chamadas. O número de denúncias formais também aumentou de 957 para 1.531, um crescimento de quase 60%.

📌 Perfil das vítimas e agressores

O relatório aponta que a maioria das vítimas são mulheres pretas e pardas, e os principais agressores são maridos, companheiros ou ex-companheiros. Além disso, em 731 atendimentos registrados no estado, as vítimas relataram que viviam violência diariamente, enquanto 277 afirmaram sofrer agressões ocasionais.

crianca orfas violencia mulher 2
Feminicídio não destrói apenas a vida das mulheres, mas também deixa um impacto devastador em suas famílias. (Foto: Reprodução)

📌 Denuncie! Canais de apoio às vítimas

Diante desse cenário alarmante, autoridades reforçam a importância da denúncia. O Disque 180 funciona 24 horas por dia e pode ser acionado gratuitamente em qualquer lugar do Brasil. Em casos de emergência, a orientação é ligar para o 190 e acionar a Polícia Militar.

Os dados mostram que o feminicídio não destrói apenas a vida das mulheres, mas também deixa um impacto devastador em suas famílias, especialmente nas crianças, que ficam sem a mãe e, muitas vezes, sem o pai, que se torna o assassino.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Zelensky: Questão territorial é “complicada“ e deve ser discutida depois

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste sábado (15) que a questão do território…

Jovem é assassinado a tiros e deixado em rua de Campo Grande

A Polícia Civil de Campo Grande investiga o assassinato de um homem de 24 anos.…

Lobo-marinho encalha após tomar sol em praia no litoral paulista

Um lobo-marinho antártico encalhou na faixa arenosa da praia da Enseada, no Guarujá (SP). O…