O Enem dos Concursos ocorre no próximo domingo (18) com mais de 2,6 milhões de inscritos em todo o Brasil. As provas serão aplicadas nos períodos da manhã e tarde. Faltando poucos dias, o que o candidato deve fazer para se sair melhor na disputa?
O Primeira Página conversou com especialista em concursos e listou algumas dicas.
Confira:
O professor Fabis Nascimento, que ministra aulas em curso preparatório para concursos públicos, além de aulas particulares, mentorias e acompanhamento escolar, afirma que ainda há tempo de estudar, basta focar em alguns macetes.
- Revisar o conteúdo já estudado ao longo dos meses.
- Realizar questões pertinentes às que vão cair na prova. Focar na revisão por meio de exercício com provas anteriores, simulados e rever brevemente o que caiu nas redações, levando em consideração o que vai ser cobrado no texto.
- Não deixar para ver o material que será usado em cima da hora, como caneta, horário de abertura e fechamento dos portões, “para não ter surpresa, é preciso ficar atento”.
- Às vésperas, ou seja, no sábado (17), não se preocupar em “querer aprender mais”. A esta altura é necessário estar convicto do que estudou.
“Então, o importante é que ele já tenha uma bagagem, não queira aprender nada novo e, sim, simplesmente revisar aquilo que ele já estudou. A véspera serve para isso. Não para tentar aprender tudo de uma vez”.
Atenção para a dica de ouro!
- “A dica principal, por ser uma prova extensa, é não esquecer de levar água e um lanchinho, para recarregar energia. Muita água para não desidratar durante a prova. Porque será uma prova cansativa”.
O professor ressalta, ainda, que o candidato não esqueça “nenhum dos documentos exigidos para entrar no portão, tudo isso aí é de suma importância, tá? É uma prova muito concorrida. Muito, muito concorrida. Então desejamos uma boa prova para todos!”.
-
Enem 2024: Portal Nacional de Educação divulga possíveis temas da redação
O CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) seria realizado no dia 5 de maio, mas foi adiado devido à tragédia ambiental ocorrida pouco antes da data no Rio Grande do Sul. Semanas depois um novo cronograma foi divulgado e ficou da seguinte forma:
- 18 de agosto – Aplicação das provas;
- 18 de agosto – divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h);
- 20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
- 20 e 21 de agosto – prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
- 10 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
- 8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
- 21 de novembro – divulgação final dos resultados;
- Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.
Ao todo são 2,6 milhões de candidatos que disputam 6.640 vagas para 21 órgãos federais. Em Mato Grosso do Sul quase 35 mil pessoas estão inscritas, já em Mato Grosso o número passa de 60 mil.