O procurador-geral do Ministério Público da Venezuela, Tarek William Saab, afirmou nesta segunda-feira (29) que os resultados de cada mesa eleitoral do país serão divulgados nas próximas horas no site do Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
A fala aconteceu antes da proclamação de Nicolás Maduro como presidente.
De acordo com o CNE, Maduro venceu com 51,2% dos votos, contra 44,2% de Edmundo González. A oposição, no entanto, contesta os resultados e denuncia que somente teve acesso a 40% das atas, segundo as quais González teria tido 70% dos votos.
“O CNE informou que nas próximas horas estarão disponíveis no site do CNE os resultados mesa por mesa, assim como historicamente foi feito graças ao sistema automatizado de votação que o país tem. É isso o que vale. Não um xérox”, afirmou Saab.
Ao falar em cópias, Saab se refere a atas com a totalização de votos que são impressas pelas urnas após a votação e que estão sendo exigidas pela oposição.
Segundo a líder opositora María Corina Machado, muitos fiscais da campanha de Edmundo González que cuidaram das mesas eleitorais não tiveram acesso às atas.
Além da exigência interna, diversos países, entre eles o Brasil, pedem a divulgação das atas que comprovam a quantidade de votos que cada candidato teve, para que haja transparência acerca da totalização dos resultados anunciados.
Compartilhe: