A chegada dos caças F-16 na Ucrânia marca “um novo capítulo” para a Força Aérea do país, disse o presidente Volodymyr Zelensky neste domingo (5), ao confirmar pela primeira vez que as aeronaves de combate estão no país.
A Ucrânia tem pedido aos aliados que transfiram os cobiçados jatos desde o início da guerra para proteger seus céus contra mísseis russos.
A Rússia mantém a superioridade aérea sobre a Ucrânia e os F-16 oferecem uma melhoria significativa no armamento de Kiev. Os F-16 podem fornecer cobertura aérea para tropas, atacar alvos terrestres, enfrentar aviões inimigos e interceptar mísseis.
“Realizamos centenas de reuniões e negociações para fortalecer as capacidades de nossa aviação e defesa aérea”, disse Zelensky, falando em uma base aérea fora de Kiev.
“Muitas vezes ouvimos a resposta de que era impossível”, disse o presidente ucraniano.
“Agora é uma realidade. Os F-16 estão na Ucrânia. Estou orgulhoso de todos os nossos homens que estão dominando essas aeronaves e já começaram a usá-las em nosso país.”, ele acrescentou.
Zelensky disse que é grato aos parceiros, e especialmente aos primeiros países que aceitaram o pedido de Kiev para a aeronave. “Agradeço à Dinamarca, Holanda e Estados Unidos. E a todos os nossos parceiros – agradecemos seu apoio”, afirmou.
“Agora é um novo capítulo na Força Aérea Ucraniana. Fizemos muito para garantir que a Força Aérea Ucraniana mude para um novo padrão de aviação – aeronaves de combate ocidentais”, disse ele.
O presidente ucraniano afirmou que não pode comentar sobre missões de combate específicas ou quantos F-16s já estão na Ucrânia, mas disse: “Até agora, o número disponível na Ucrânia e o número de pilotos que já foram treinados não são suficientes”.
No entanto, “esses jatos estão em nosso céu. É bom que eles tenham chegado e possamos usá-los. Pelo menos por hoje, posso dizer abertamente que podemos usá-los”, acrescentou.
Mais jatos F-16 devem chegar à Ucrânia e “muitos de nossos homens estão atualmente estudando e treinando”, disse Zelensky. “Acredito muito que os parceiros encontrarão uma oportunidade de expandir a plataforma de treinamento para nossos pilotos e engenheiros. Isso é muito importante para nós”, ele acrescentou.
Os EUA se comprometeram a aprovar a transferência de caças F-16 para a Ucrânia em agosto do ano passado, após meses de pedidos de Kiev.
Compartilhe: