Polícia indicia ex-marido de Raquel Cattani e irmão dele por homicídio triplamente qualificado


O ex-marido de Raquel Maziero Cattani, Romero Xavier, e o irmão dele, Rodrigo Xavier Mengarde, foram indiciados como mandante e executor, respectivamente, pelo assassinato da filha do deputado estadual Gilberto Cattani.

Foto: Redes sociais

O inquérito foi concluído pela Polícia Civil de Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, e encaminhado nessa segunda-feira (5) ao Ministério Público e Poder Judiciário Estadual.

Os dois irmãos responderão por homicídio triplamente qualificado (feminicídio, promessa de recompensa, e emboscada com recurso que dificultou a defesa da vítima). Rodrigo ainda foi indiciado pelo crime de furto, pois subtraiu da residência de Raquel Cattani diversos pertences, entre objetos de uso pessoal e um celular.

Os dois estão presos preventivamente em uma unidade do Sistema Penitenciário Estadual.

Romero Xavier também é alvo de outro inquérito policial, pela Delegacia de Lucas do Rio Verde, pelo crime de porte irregular de arma de fogo. As armas foram apreendidas durante as buscas realizadas durante a investigação para esclarecimento do crime.

romero e rodrigo
Romero e Rodrigo Xavier (Reprodução)

Investigações

Na investigação sobre o crime, que envolveu o trabalho das Delegacias Regional, Municipal e a Especializada de Roubos e Furtos de Nova Mutum, foram entrevistadas ou interrogadas 150 pessoas, em seis dias de diligências.

Raquel Cattani e Romero Xavier
Raquel Cattani e o ex-marido, Romero Xavier (Reprodução)

Os policiais ouviram familiares da vítima, amigas, vizinhos, trabalhadores de empresas da região, moradores do assentamento Pontal do Marape e pessoas que mantiveram contato com o mandante do crime, o ex-marido da vítima.

A investigação, coordenada pelos delegados Edmundo Félix e Guilherme Pompeo, analisou imagens de câmeras de segurança da vila onde a vítima tinha um sítio e das cidades da região, como São José do Rio Claro e Tapurah.

Na tentativa de enganar a Polícia Civil, o mandante do crime criou álibis como almoço com os ex-sogros, churrasco com pessoas com as quais não tinha convivência estreita e até ida a boates na cidade de Tapurah, entre a tarde e a noite de execução do crime, com a intenção de reforçar que não seria considerado o principal suspeito do homicídio.

Porém, no decorrer das investigações, as equipes policiais reuniram evidências que possibilitaram chegar aos dois envolvidos no crime brutal: Romero, mandante e ex-marido da vítima, e seu irmão Rodrigo, o executor do crime que montou a cena na residência de Raquel para que a Polícia Civil acreditasse que o crime teria motivação patrimonial.

O crime

Raquel Cattani, de 26 anos, foi encontrada morta dentro de sua residência no assentamento Pontal do Marape, em Nova Mutum, na manhã de 19 de julho. O corpo apresentava inúmeras lesões causadas por arma branca.

FILHA GILBERTO CATTANI 2
Foto: Redes sociais

Romero Xavier teria deixado o irmão dele, Rodrigo Xavier, nas proximidades da propriedade da vítima, onde o assassino confesso ficou escondido até por volta das 20h, quando ocorreu o crime na quinta-feira (18).

O plano começou na manhã do dia 18, quando Romero e Rodrigo se encontraram em Lucas do Rio Verde. Romero, que teria armado o crime, levou o irmão no próprio carro para Nova Mutum e o deixou escondido nas proximidades do sítio PH, de propriedade de Raquel Cattani.

O ex-cunhado de Raquel, Rodrigo, ficou à espera da vítima até ela chegar no sítio. Romero sabia da rotina de Raquel e, de forma planejada, havia retirado o casal de filhos da residência anteriormente.

Ao chegar no sítio, por volta de 20h da quinta-feira, Rodrigo já estava no local à espreita e atacou a vítima, que morreu no local. Segundo a perícia, foram 34 golpes de faca.

Na sequência, Rodrigo levou alguns objetos da casa, quebrou a televisão e levou a moto da vítima com destino a Lucas do Rio Verde. Conforme a Polícia Civil, a cena foi montada para parecer que foi um crime patrimonial.

  1. Ex-marido de Raquel Cattani e irmão dele têm prisão preventiva decretada

  2. Frio e calculista, diz delegado sobre ex-marido que pagou R$ 4 mil para matar Raquel Cattani

  3. Após prisão do ex-marido e do cunhado, moto de Raquel Cattani é encontrada

  4. Ex-marido de Raquel foi preso na casa do deputado Cattani, diz secretário

  5. Ex de Raquel Cattani deixou irmão escondido no sítio antes de crime; veja cronologia

  6. Raquel Cattani disse para testemunha que estava sendo ameaçada e tinha medo do ex

  7. Caso Raquel Cattani: pais ouvidos e buscas por moto; veja o que se sabe da morte

  8. Michelle Bolsonaro chega a velório de Raquel Cattani, filha de deputado morta a facadas

  9. Politec diz que Raquel Cattani foi morta com mais de 30 facadas: veja fotos do local do crime





Fonte do Texto

VEJA MAIS

5 técnicas eficazes para lembrar do que você leu

Memorizar o que lemos pode ser um desafio, especialmente ao nos prepararmos para provas ou…

Análise: A nova fase da guerra da Ucrânia

A guerra na Ucrânia está entrando em uma nova fase, marcada pelo uso de armas…

“Se eu não te matar, eu vou te prender”: canto em colégio militar do TO gera polêmica

Um canto guiado por um policial militar no Colégio Militar Euclides Bezerra Gerais, na cidade…