Prédios de Cuiabá ficam encobertos por fumaça trazida com onda de ar frio


Aliada às queimadas, a onda de ar frio chega a Mato Grosso cobrindo o céu de Cuiabá de fumaça. O clima seco e as queimadas despertam o alerta para a saúde.

O registro feito na tarde desta quinta-feira (8) destaca a mudança na paisagem, agora completamente cinza, que encobre os prédios da capital.

Com a mudança de clima e o vento mudando de direção, a fumaça dos incêndios florestais que atingem a região do Pantanal de Mato Grosso do Sul acabou sendo arrastada e se concentrou na região da capital e Várzea Grande. A massa de ar frio dificulta a dispersão da fumaça.

Somado a isso, de acordo com o Corpo de Bombeiros, equipes estão atendendo alguns incêndios em vegetação, como no Engordador, próximo do Parque do Lago em Várzea Grande, região metropolitana; próximo a Guarita também em Várzea Grande; no bairro Jardim Petrópolis em Cuiabá entre outros incêndios em vegetação de menor proporção. O que também pode ter contribuído para o cenário.

Onda de ar frio

A onda de ar frio deve fazer as temperaturas caírem bruscamente na sexta-feira (9). Segundo a Agência Climatempo, a temperatura mínima será de 17ºC e a máxima de 23ºC. A média dos últimos dias tem ficado acima dos 37ºC.

As temperaturas devem continuar baixas no sábado (10), com máxima de 26ºC, e domingo (11), terá mínima de 14ºC, mas os termômetros voltam a subir, com máxima de 34ºC. Na faixa extremo Sudoeste do estado tem previsão de chuva para esta quinta-feira (8) à noite.

“As menores temperaturas devem ser observadas na faixa mais sul do estado de Mato Grosso”, informou o meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges.

Fumaça e frente fria vistas de satélite (Foto: Divulgação)

Segundo a agência climática, a massa de ar polar que está ingressando no Brasil deve avançar para mais áreas do Norte e Centro-Oeste do país.

A previsão aponta que essa frente fria não levará chuva para grande parte desses estados, mas terá um impacto significativo nas temperaturas.

O Climatempo aponta que a sexta terá o dia de sol com muitas nuvens e o períodos de céu nublado. A noite também será de muitas nuvens.

Friagem em Mato Grosso

Queimadas

Cerca de 449 focos de calor foram registrados em Mato Grosso entre quarta (7) e esta segunda-feira (8), conforme o Programa BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Deste total, 204 se concentram no Cerrado, 132 na Amazônia e 113 no Pantanal.

Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Ao todo, entre o dia 1º de agosto até esta quinta-feira (8), já foram registrados 2015 focos de calor no estado. Deste total, 883 se concentram na Amazônia, 677 no Cerrado e 455 no Pantanal.

Dados alarmantes apontam que Mato Grosso registrou 2.472 alertas de focos de calor, durante o mês de julho deste ano, um aumento de 70,13% em relação ao mesmo período do ano passado.

  1. Seca e incêndios castigam animais no Pantanal e grupo pede intervenção federal

  2. Filhote de onça-pintada atravessa ponte de madeira para fugir do fogo





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Confira as atrações do Rock in Rio 2024 deste sábado

Na penúltima noite do Rock in Rio 2024, o festival promete uma celebração da diversidade…

Ida de brasileiros ao Japão cresceu 60% desde o fim da exigência de visto, diz embaixador Hayashi

Há um ano, cidadãos do Brasil e do Japão são dispensados da exigência de visto…

Entenda como os incêndios florestais pelo país estão sendo investigados

Com 85 inquéritos instaurados para investigar um cenário de incêndios florestais sem precedentes no Brasil,…