Embaixadora da Nicarágua expulsa do Brasil será nomeada ministra por Ortega

CNN Brasil


A embaixadora nicaraguense expulsa do Brasil nesta quinta-feira (8), Fulvia Patricia Castro Matu, será ministra da Economia Familiar do país. O anúncio foi feito pela vice-presidente do país, Rosario Murillo, no próprio dia da expulsão, enquanto a representante diplomática voltava ao seu país.

Em comunicado emitido pela televisão estatal do país, a vice nicaraguense afirmou que a nomeação da ex-embaixadora como ministra será feita pelo próprio presidente Daniel Ortega.

A expulsão de Castro Matu foi decidida por Luiz Inácio Lula da Silva em uma medida de reciprocidade, após Ortega fazer o mesmo com o embaixador brasileiro no país, Breno de Souza.

O diplomata, que partiu ontem do país centro-americano, desagradou o governo nicaraguense por não comparecer em um evento pelo aniversário da Revolução Sandinista, em 19 de julho.

A partida do diplomata também foi confirmada pela vice-presidente na transmissão.

Segundo relatos feitos à CNN, a relação Brasil-Nicarágua já estava praticamente congelada nos últimos meses, após tentativas do governo brasileiro de interceder a favor da soltura de religiosos presos na Nicarágua.

O próprio presidente Lula confirmou, em julho, em conversa com correspondentes de veículos estrangeiros em Brasília, que Ortega não atendeu ao seu pedido de um telefonema e que ambos já não se falavam.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

ONG de MS está entre 100 melhores do Brasil em duas categorias

Em 20 anos de atuação, pela 1ª vez, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, localizado em…

Quarto brasileiro condenado pelos ataques do 8/1 é preso na Argentina com mala

Forças policiais da Argentina prenderam o quarto brasileiro condenado pelos ataques aos Três Poderes da…

BR-364/163 será fechada por 6 horas neste domingo

Neste domingo (24), haverá interdição da BR-364/163, das 6h às 12h, no trecho da Serra…