Justiça condena casal de Várzea Grande que adotou menina e depois de 4 anos a devolveu


Um casal de Várzea Grande, região metropolitana, foi condenado a pagar uma indenização de R$ 10 mil, a uma adolescente que eles haviam adotado junto com o irmão, mas que foi devolvida por eles à Casa de Acolhimento.

A decisão ocorre após o Tribunal de Justiça acolher recurso do MPMT (Ministério Público do Estado de Mato Grosso).

Casal de Várzea Grande devolve adolescente adotada e pagará indenização e multa. (Foto: Reprodução)

O casal terá ainda que pagar multa por infração administrativa prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente no valor de três salários mínimos, que serão recolhidos ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

De acordo com o MPMT, o casal foi negligente ao abandonar afetivamente a adolescente, que na época ainda era criança, sob a alegação de problemas de convivência.

O órgão defende ainda que eles não cumpriram as orientações repassadas pela equipe multidisciplinar para que procurassem atendimento psicológico/psiquiátrico para a criança e para que a inserissem em atividades esportivas.

O relatório informativo da equipe multidisciplinar aponta que o casal tinha “evidente preferência” pelo irmão da adolescente e que, desde o início, já demonstravam dificuldades em aceitar a menina.

O MPMT afirma que “a desistência do casal impôs impacto emocional profundo e negativo à criança, que não estava preparada para lidar com essa rejeição”, e destaca ainda que a adolescente foi devolvida à Casa de Acolhimento sem qualquer determinação judicial.

Além de nunca mais visitá-la, o casal também interrompeu qualquer contato da menina com o irmão. Os dois foram retirados de sua família biológica em 2017, por estarem em situação de risco, e ficaram por mais de quatro anos sob a guarda do casal.

Ainda de acordo com o acórdão da Quarta Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça, o valor da indenização que será pago à adolescente deverá ser atualizado com juros de mora desde a citação e correção monetária desde o arbitramento. A indenização será depositada em uma conta poupança em nome da jovem e ficará à sua inteira disposição assim que completar 18 anos.

  1. É seguro? Conheça modelo do avião que caiu em Vinhedo com 61 pessoas





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Polícia apreende 30 celulares escondidos em caminhão em penitenciária de Cuiabá (MT)

Cerca de 30 celulares que estavam escondidos em um caminhão foram apreendidos pela Polícia Penal…

Análise: Kamala recuperou apoio das mulheres, dos negros e dos jovens

A vice-presidente dos Estados Unidos e candidata à Casa Branca pelo Partido Democrata, Kamala Harris,…

Suposto advogado é preso com drogas e munições em Salvador

Um homem de 28 anos foi preso em flagrante com 61 kg de drogas e…