Investigação buscará explicar causas de acidente com avião da Voepass


A investigação para descobrir os motivos que causaram a queda do avião da Voepass em Vinhedo, interior de São Paulo, será realizada por equipes da Polícia Civil de São Paulo, Polícia Federal e integrantes da Força Aérea Brasileira, através do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

O acidente, que causou a morte de 61 pessoas entre passageiros e tripulantes, é o maior da aviação brasileira desde 2007, quando um avião da antiga TAM (atual Latam) saiu da pista do Aeroporto de Congonhas e atingiu um edifício da própria companhia, matando mais de 150 pessoas.

Sem comunicação de emergência

Segundo o chefe do Cenipa, Brigadeiro Marcelo Moreno, não houve comunicação de emergência durante o voo da Voepass, que caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo.

“O que nós temos até o momento é que não houve, por parte da aeronave, comunicação entre os órgãos de controle de que haveria uma emergência”, afirmou Marcelo Moreno.

O Cenipa confirmou que, às 13h22 de sexta-feira, houve a perda de comunicação entre a aeronave e o controle aéreo. O representante explicou que esse registro de contato, entre o avião e a central de controle, é o que faz com que o órgão estipule o horário do acidente.

“Uma vez que a aeronave sai, ou ela pousa, ou ela perde essa informação, em acidentes aeronáuticos, nós entendemos que foi aquele momento em que a aeronave teve contato com o solo”, explicou Moreno.

Sistemas funcionando e manutenção em dia

Representantes da Voepass afirmaram, nesta sexta-feira (9), que o sistema “anti-ice”, responsável por remover o acúmulo de gelo das aeronaves, estava funcionando normalmente quando o avião que caiu em Vinhedo (SP) partiu do aeroporto de Cascavel (PR).

O avião fazia sua segunda viagem nessa sexta-feira, e estava programado para mais duas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a aeronave estava com a manutenção em dia.

Os representantes da Voepass também afirmaram que as informações sobre problemas no ar-condicionado da aeronave, no dia anterior, não era de conhecimento da empresa. Segundo eles, a companhia aguardará a conclusão das investigações pelo Cenipa. A caixa-preta de aeronave foi localizada entre os destroços.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Embaixador de Israel alertará sobre fim da “janela diplomática“ para conflito no Líbano

O embaixador de Israel na ONU dirá ao Conselho de Segurança que a “janela diplomática…

Vereador preso pode ter o mandato cassado na Câmara de Cuiabá

A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Cuiabá optou por dar andamento ao…

Policiais penais são presos por facilitarem saídas de presos na Bahia

Quatro policiais penais foram presos na manhã desta sexta-feira (20) em Salvador–BA, suspeitos de extorsão,…