Veja as companhias aéreas brasileiras que utilizam o ATR, modelo que caiu em Vinhedo na última sexta (9)

CNN Brasil


Projetado especialmente para operar em rotas regionais, com voos domésticos e em aeroportos de pequeno e médio porte, o ATR-72 é um turboélice comercial bimotor, desenvolvido pela fabricante franco-italiana ATR.

No início da última sexta (9), um modelo da Voepass caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, matando todas as pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes.

No Brasil, três companhias aéreas utilizam o modelo.

Veja quais são:

Azul Linhas Aéreas 

Fundada em 2008, a Azul tem em sua frota, cerca de 40 ATRs, que fazem rotas regionais como Recife (PE) até o Arquipélago de Fernando de Noronha (PE), sendo 545 quilômetros de distância, e levando 1h42min de voo, além de outros trechos, como de Belo Horizonte (MG) para Ipatinga (MG), na região do Vale do Aço e Ribeirão Preto até Campinas, ambas no interior paulista.

Avião Azul Linhas Aéreas
Modelo ATR-72 utilizado pela Azul / Luis Alberto Neves

MAP Linhas Aéreas

Operando desde 2011 com base em Manaus, a Map foi uma companhia aérea regional que atua nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Com base em Manaus (AM), a Cia também atende voos fretados para passageiros da Petrobras.

Atualmente, sua frota conta com 3 ATRs, sendo um modelo ATR-72, o mesmo que caiu em Vinhedo, e dois ATR-42.

Entre as rotas operadas pela MAP, estavam de Belém (PA) até Altamira (PA), que tem cerca de 1h de duração e uma distância de 762 quilômetros, além de Manaus (AM) até Belém (PA), que leva aproximadamente 3h de voo, e uma distância que, se feita de carro, tem 2,994km.

Em 2021, a Gol Linhas Aéreas formalizou um acordo com a Voepass para comprar a Map, porém, em 2023, o presidente da Gol, Celso Guimarães Ferrer Junior, informou que a aquisição não havia sido concluída e que não deveria mais ocorrer.

O motivo foi um novo decreto publicado pelo governo brasileiro no final de 2022, que permitiu que as companhias aéreas pudessem vender seus slots, sem a necessidade de uma transição do tipo M&A (em português, fusão e aquisição).

Atualmente, a marca, os tripulantes e as três aeronaves, registradas em nome da Map Linhas Aéreas permanecem em operação no Aeroporto Internacional de Manaus.

Uma das aeronaves, um ATR-42, com prefixo PP-PDP, cumpre contrato com a Petrobras e transporta funcionários da estatal de Manaus para a Província Petrolífera de Urucu e o município de Carauari, ambas no Amazonas.

A segunda aeronave, também um ATR-42, com prefixo PR-PDS, é arrendado à VOEPASS Linhas Aéreas e opera voos no Nordeste, por meio de um acordo com a Latam.

Já o ATR-72 da Map, de prefixo PR-PDT, é baseado em Recife (PE), e opera voos no Nordeste em cidades como Mossoró (RN), Natal (RN), a própria Recife (PE) e também no arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

ATR-72 da Map Linhas Aéreas
ATR-72 da Map Linhas Aéreas decolando – Reprodução/Map Linhas Aéreas

Voepass Linhas Aéreas

Baseada em Ribeirão Preto, no interior paulista, a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, é a mais antiga companhia a operar no Brasil.

Com 42 destinos, em todas as regiões brasileiras, a Voepass tem como base o Aeroporto de Guarulhos e de Ribeirão Preto, ambos em São Paulo.

Em sua frota, a empresa tem a disposição 13 aeronaves, sendo 2 ATR-42 e 11 ATR-72.

Na última sexta-feira, um ATR-72 da Voepass, que decolou de Cascavel (PR) e tinha como destino o Aeroporto de Guarulhos, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, matando todas as pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes.

Segundo o site FlightRadar24, o avião saiu de Cascavel às 11h56 e caiu às 13h22.

Conforme monitoramento do voo feito pelo site, a aeronave perdeu o equivalente a 5 quilômetros de altitude em menos de 2 minutos. O horário previsto para chegada em Guarulhos era 13h30.

Avião da Voepass
Aeronave modelo ATR-72 utilizado pela Voepass – Divulgação



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Homem encontra irmã desaparecida há mais de 40 anos em SC; veja vídeo

Dois irmãos, que estavam se procurando há mais de 40 anos, se reencontraram no interior…

ONG de MS está entre 100 melhores do Brasil em duas categorias

Em 20 anos de atuação, pela 1ª vez, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, localizado em…

Quarto brasileiro condenado pelos ataques do 8/1 é preso na Argentina com mala

Forças policiais da Argentina prenderam o quarto brasileiro condenado pelos ataques aos Três Poderes da…