Novo ciclone extratropical vai impulsionar onda de frio no Brasil; entenda

CNN Brasil


O Brasil, em especial nas regiões mais ao sul, deve enfrentar mais frio na próxima semana devido a um novo ciclone extratropical que se formou em alto mar.

Segundo o Climatempo, a combinação da formação do ciclone em alto mar com a atuação de uma alta pressão sobre o país dá origem à massa de ar polar, que criará um “corredor de vento”.

Esse fenômeno deve impulsionar ventos gelados, especialmente no início da semana. É esperado que segunda, terça e quarta-feira sejam os dias mais gelados.

As temperaturas no Mato Grosso do Sul, no oeste paulista, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão ficar até 5°C abaixo da média para o mês. Veja mapa acima.

No Sul do país, na região entre o centro do Paraná e o sul do Rio Grande do Sul, há chance de geada na terça-feira (13).

Veja no mapa abaixo:

Imagem mostra região com possibilidade de geada na próxima terça (13) – Climatempo

Veja a previsão do tempo para este domingo (11) ao redor do Brasil:

Sul

Já para este domingo (11), o sol deve variar com poucas nuvens ao longo do dia em toda a região Sul, e não há previsão de chuva para nenhum dos estados, exceto no extremo sul gaúcho, em áreas que fazem divisa com o Uruguai, a circulação de umidade gerada pela formação de um centro de baixa pressão sobre o oceano deve contribuir para a ocorrência de chuvisco entre o fim da tarde e à noite.

No início da manhã, haverá condições para geada na campanha gaúcha, no norte, noroeste e na serra gaúcha, em todo o centro e oeste de Santa Catarina, e no sul, centro-leste e parte do leste do Paraná.

Sudeste

No Sudeste, também predomina o tempo estável sobre a maioria das áreas, exceto no norte do Espírito Santo, que deve ter chuvas fracas ao longo do dia, devido a ventos marítimos.

Nas demais regiões, o sol deve aparecer entre nuvens.

Também haverá condições para geada em áreas da serra da Mantiqueira, entre o sul de Minas Gerais e a região do Vale do Paraíba em São Paulo.

Centro-Oeste

O centro do Brasil também deve ter tempo firme e sem previsão de chuva. Já o sol, deve variar entre pouco ou nenhuma nebulosidade durante o dia.

Em áreas mais ao norte do Mato Grosso do Sul, será perceptível uma elevação significativa das temperaturas, mas, a condição se mantém amena.

No centro e sul do Mato Grosso do Sul, ainda há circulação de ar frio que deve impedir o aumento das temperaturas. Nessas áreas, mantém-se a sensação de frio, e as manhãs devem seguir apresentando índices significativamente baixos.

Nordeste

No Nordeste, os ventos marítimos devem estimular a formação de nuvens carregadas de chuva sobre parte da costa leste. Haverá condições de chuva fraca sobre o leste da Bahia e de Sergipe, além da região entre a costa do Recife (PE) e de Natal (RN).

Na capital do Maranhão, São Luís, deve chover no período da tarde.

Por outro lado, em áreas do interior de Alagoas, Ceará e Piauí, o tempo segue estável e sem condições para ocorrência de chuva.

Norte

No Norte, as instabilidades ganham força sobre a região, o que favorece a ocorrência de pancadas de chuva sobre todo o centro e norte do Pará, do Amazonas, além do Amapá e em Roraima, com condições para chuva se intensificando em alguns intervalos, que devem ser seguidas por eventuais rajadas de vento e descargas elétricas.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Homem encontra irmã desaparecida há mais de 40 anos em SC; veja vídeo

Dois irmãos, que estavam se procurando há mais de 40 anos, se reencontraram no interior…

ONG de MS está entre 100 melhores do Brasil em duas categorias

Em 20 anos de atuação, pela 1ª vez, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, localizado em…

Quarto brasileiro condenado pelos ataques do 8/1 é preso na Argentina com mala

Forças policiais da Argentina prenderam o quarto brasileiro condenado pelos ataques aos Três Poderes da…