A paternidade é algo superestimado por nós brasileiros, isso porque somente no país, em 2023, 110.716 certidões de nascimento foram registradas sem o nome do pai, conforme o Portal da Transparência do Registro Civil.
Milhões de crianças e adultos no Brasil não têm a figura paterna em casa. No entanto, no reino animal as coisas são diferentes, porque há alguns que levam muito a sério a paternidade. Confira 5 animais que são superpais na natureza e você não sabia. Um deles, inclusive, gesta os ovos.
1 – Marlin e Nemo
Assim como Marlin, o pai de Nemo, no filme Procurando Nemo, é papel do peixe macho procurar um local seguro no meio das anêmonas – que são esses animais com tentáculos – para que a fêmea bote seus ovos.
2- Mufasa e Simba
Também como no filme O Rei Leão, em que Mufasa, o pai de Simba, morre tentando salvar seu filho, é papel do pai proteger a família e ainda garantir que o filho siga seus passos na liderança de todo o grupo. Assim, o “legado” dentro de uma alcateia também é passado de pai para filho.
3- Mico-leão-Dourado
O mico-leão-dourado é uma espécie ameaçada de extinção que é monogâmica e o papel dos machos, segundo a Associação Mico-Leão-Dourado é ajudar e prover comida para os filhotes e carregá-los.
4 – Cavalo-marinho
Diferente do que estamos acostumados, no caso do cavalo-marinho é o macho que gesta os filhotes. A fêmea apenas deposita os ovos no ventre do macho, que os mantêm incubados até seu nascimento.
5 – Pinguim
Devido a temperatura nos extremos onde os pinguins moram é necessário que os ovos fiquem aquecidos durante toda a gestação. É papel do pinguim macho aquecer os ovos enquanto a pinguim fêmea sai para procurar comida. No entanto, depois que os filhotes nascem, os papeis se invertem.
-
Manter conexão ao pai que partiu é ritual que não cabe no calendário