Tempestade Tropical Ernesto segue para Porto Rico, mas não chegará aos EUA


A Tempestade Tropical Ernesto se formou no Atlântico e está se dirigindo rapidamente para o Caribe e Porto Rico, trazendo fortes chuvas, ventos fortes e mares perigosos, à medida que a temporada de furacões, prevista como muito ativa, avança.

O centro da tempestade está localizado a algumas centenas de milhas a leste das Ilhas de Sotavento do Caribe na noite de segunda-feira (12), de acordo com o Centro Nacional de Furacões, com ventos máximos em torno de 64 km/h. A tempestade está se deslocando a 45 km/h para o oeste-noroeste, disseram os meteorologistas.

O sistema em movimento rápido trará condições de tempestade tropical — incluindo ventos potencialmente danosos e fortes chuvas — para as Ilhas de Sotavento no final de segunda-feira ou início de terça-feira (13). Essas condições se espalharão pelas Ilhas Virgens e Porto Rico até a noite de terça-feira.

As previsões iniciais de trajetória sugerem que Ernesto não seguirá o caminho rumo ao continente dos EUA, como Debby. Em vez disso, deve fazer uma curva para o norte e se intensificar em um furacão sobre águas oceânicas muito quentes, o que pode colocar as Bermudas em risco.

Os avisos de tempestade tropical estão em vigor para Porto Rico e as Ilhas de Sotavento — um grupo de ilhas no nordeste do Caribe que inclui as Ilhas Virgens dos EUA e do Reino Unido. Esses avisos indicam que as condições de tempestade tropical estão se aproximando. As tempestades tropicais têm ventos sustentados de até 118 km/h, com rajadas mais fortes, e são capazes de danificar algumas estruturas e derrubar árvores e linhas de energia. Avisos e alertas adicionais podem ser emitidos nos próximos dias.

A chuva intensa parece ser a ameaça mais significativa em partes do Caribe e norte ao longo desta semana. A chuva começará a atingir algumas áreas ainda na noite de segunda-feira. Os totais de precipitação de 10 a 15 cm serão generalizados, com até 25 cm possível em algumas partes de Porto Rico.

“A chuva intensa pode resultar em inundações repentinas e deslizamentos de terra localmente significativos,” alertou o Centro Nacional de Furacões na segunda-feira.

Algumas das chuvas mais intensas podem ocorrer de segunda-feira à noite até quarta-feira nas Ilhas de Sotavento e, mais tarde, de terça-feira a quinta-feira em Porto Rico.

Os ventos com força de tempestade tropical também atingirão as áreas dentro do caminho do sistema a partir de terça-feira. Esses ventos criarão mares perigosos e uma maré de tempestade de até 90 cm para muitas ilhas da região.

A combinação de chuva e vento pode causar problemas para a infraestrutura elétrica vulnerável de Porto Rico.

Espera-se que uma curva gradual para o norte comece na quarta-feira, eventualmente afastando Ernesto do Caribe e para o Atlântico aberto. Uma vez sobre águas abertas, Ernesto se fortalecerá e se tornará um furacão.

A força que Ernesto alcançará dependerá fortemente das águas oceânicas muito quentes e da intensidade dos ventos de nível superior que perturbam tempestades na região. É possível que Ernesto se torne um furacão maior — com força de Categoria 3 ou superior — no final desta semana.

Mas a trajetória de Ernesto pode mudar dependendo de vários fatores, incluindo quando a tempestade for puxada para o norte. Uma curva mais tarde significaria que a tempestade afetaria áreas mais a oeste, como Hispaniola, em São Domingos, ou o sul das Bahamas.

Ernesto pode se tornar um furacão poderoso até o final de semana, à medida que se aproxima das Bermudas. Ainda é cedo para saber exatamente quão perto Ernesto chegará das Bermudas e quanto de chuva e vento ele trará.

Ernesto terá impactos amplos ainda esta semana e no final de semana, apesar da trajetória final incerta no Atlântico aberto.

A tempestade irá agitar o mar a centenas de milhas de distância e poderá criar correntes de retorno perigosas para a Costa Leste dos EUA, as Bahamas e partes do Caribe até o início da próxima semana.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Homem encontra irmã desaparecida há mais de 40 anos em SC; veja vídeo

Dois irmãos, que estavam se procurando há mais de 40 anos, se reencontraram no interior…

ONG de MS está entre 100 melhores do Brasil em duas categorias

Em 20 anos de atuação, pela 1ª vez, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, localizado em…

Quarto brasileiro condenado pelos ataques do 8/1 é preso na Argentina com mala

Forças policiais da Argentina prenderam o quarto brasileiro condenado pelos ataques aos Três Poderes da…