Avião da Voepass operava sem gravar 8 informações da caixa-preta


O avião da Voepass que caiu em Vinhedo, na última sexta-feira (9), operava com autorização para deixar gravar oito informações de voo na caixa-preta da aeronave.

A companhia aérea era autorizada por uma licença temporária de 18 meses concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), deferida em 1° de março de 2023.

A medida foi determinada a partir de um pedido da Voepass.

A determinação isenta a empresa de registrar importantes parâmetros operacionais exigidos pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC n° 121) nos gravadores digitais do voo, apenas para o modelo ATR 72-500.

Entre eles estão dados sobre a funcionalidade dos freios (pressão e aplicação dos pedais direito e esquerdo), sistemas de pressão hidráulica e todas as forças de comando dos controles de voo (volante, coluna e pedais).

As forças de comando dos controles do voo representam as forças que o piloto do avião exerce sobre a aeronave. Isso significa que a caixa-preta não identifica as atitudes do comandante: se ele direcionava o avião para cima, baixo, esquerda ou direita.

Segundo o piloto e engenheiro aeronáutico Jorge Leal Medeiros, isso pode comprometer a investigação do acidente em Vinhedo e outros voos futuros da Voepass, já que possíveis erros não poderiam ser corrigidos.

A queda do voo 2883 que deixou 62 vítimas no interior de São Paulo aconteceu dentro do período de vigência da isenção, que vale até setembro de 2024.

O parágrafo 121.344 do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil cita 91 informações que devem ser registradas pelas companhias aéreas no voo. Veja todos os parâmetros que o avião da Voepass não registrava ao operar:

  • frequências selecionadas em Nav 1 e Nav 2
  • pressão do freio (sistema selecionado)
  • aplicação do pedal do freio (direito e esquerdo)
  • pressão hidráulica (cada sistema)
  • posição do comando do compensador de arfagem na cabine
  • posição do comando do compensador de rolamento na cabine
  • posição do comando do compensador de direção na cabine
  • todas as forças de comando dos controles de voo da cabine (volante, coluna e pedais)

A CNN entrou em contato com a Anac e com a Voepass para um posicionamento.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que conduz a investigação e análise das caixas-pretas, também foi procurado para informar a relevância das informações para o caso.

Queda de avião: entenda a caixa-preta e sua importância



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Homem encontra irmã desaparecida há mais de 40 anos em SC; veja vídeo

Dois irmãos, que estavam se procurando há mais de 40 anos, se reencontraram no interior…

ONG de MS está entre 100 melhores do Brasil em duas categorias

Em 20 anos de atuação, pela 1ª vez, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, localizado em…

Quarto brasileiro condenado pelos ataques do 8/1 é preso na Argentina com mala

Forças policiais da Argentina prenderam o quarto brasileiro condenado pelos ataques aos Três Poderes da…