Tá sentindo o cheirinho de comemoração no ar? É porque nesta terça-feira, 13 de agosto, é celebrado no mundo inteiro o Dia do Tatu. A data foi escolhida para ressaltar a importância do animal na fauna. Em Mato Grosso do Sul, o ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres) mantém o Projeto Tatu-Canastra.
Nele os exemplares da espécie, que estão em risco de extinção, são monitorados por equipe composta por vários profissionais. Nas redes sociais a data não passou batida.
-
Gigante por natureza, tatu-canastra constrói ‘casa’ em minutos em MS
“Registro feito através de uma armadilha fotográfica instalada pela nossa equipe no Pantanal”, explica o ICAS na postagem com o vídeo acima.
“Na imagem, vocês podem observar o nariz do nosso gigante em atividade. Sabia que o tatu-canastra possui um olfato poderoso, que pode ajudar ele encontrar comida, detectar a presença de outros seres, ou encontrar o seu caminho de volta a casa em longas distância?”, completa.
Algumas curiosidades sobre o “gigante”:
- Mede até 1,5 m – do focinho até a cauda – e pode chegar a 60 kg.
- Não possui dentes.
- As garras do tatu-canastra são em forma de foice e a do terceiro dedo pode chegar medir até 20 cm.
- As tocas cavadas para comer insetos chegam a 80 centímetros de comprimento.
- Quase 60 espécies de vertebrados se beneficiam das tocas dos tatus-canastras como refúgio térmico, abrigo contra predadores e recurso de alimentação.