Procuradora do MPT à CNN: Inquérito busca responsáveis pelo acidente com avião da Voepass

CNN Brasil


O Ministério Público do Trabalho (MPT) iniciou um inquérito para investigar as circunstâncias do acidente aéreo ocorrido em Vinhedo, São Paulo, com um avião da Voepass e que resultou na trágica perda de 62 vidas.

A procuradora Luana Vieira, do MPT de Campinas (SP), detalhou os objetivos da investigação em entrevista ao CNN 360°.

Segundo Vieira, o inquérito tem uma dupla finalidade: “Temos sim, tanto a parte de responsabilização do ponto de vista reparatório pelo acidente que aconteceu, mas também o que for necessário, o que for também objeto de apontamento de regularidade para o futuro, a fim de inibir, de prevenir novas irregularidades”, disse.

Visão sistêmica e prevenção

A procuradora enfatizou a importância de uma análise abrangente dos fatores que contribuíram para o acidente: “A nossa perspectiva na apuração de qualquer acidente de trabalho é sempre sim ter uma visão sistêmica dos fatores que contribuíram para a ocorrência do acidente, visando a prevenção.”

Vieira também destacou a colaboração com outros órgãos, como o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que compartilha o objetivo de propor medidas preventivas para evitar futuras ocorrências semelhantes.

Troca de informações entre órgãos

O MPT já solicitou informações a diversos órgãos competentes e, conforme explicou Vieira, possui prerrogativas legais para requisitar documentos, serviços e informações de agentes públicos.

Essas informações serão incorporadas ao processo de investigação, contribuindo para uma análise completa do acidente.

A investigação do MPT representa um passo importante na busca por respostas e na implementação de medidas que possam prevenir futuros acidentes no setor aéreo brasileiro, reforçando o compromisso com a segurança dos trabalhadores e passageiros.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Vai de ônibus? passageiros podem recarregar Cartão Transporte pelo WhatsApp

Os passageiros do sistema de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande poderão realizar a…

Após apoiar Trump, chefe do UFC diz não querer mais se envolver com política: “É nojento“

Dana White está saindo da política. Após apoiar o presidente eleito Donald Trump, o CEO…

Cunhado de Marina é preso; indenização pode ter motivado o crime

A Polícia Civil prendeu na noite desta sexta-feira (22) o cunhado de Marina Sofia Menezes…