Serviço online do Detran MS promete facilitar emissão de CHNs


A partir desta quarta-feira, dia 14, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) disponibiliza um serviço online que facilitará significativamente o processo de retirada da carteira de habilitação.

Ferramente já está em atividade (Foto: Divulgação/DetranMS)

A nova funcionalidade destinada para candidatos à 1ª habilitação, bem como aqueles que realizam cursos de reciclagem para condutores infratores, atualização da CNH e cursos especializados.

Esse grupo poderá consultar online a prova teórica, acessar o gabarito do exame e solicitar a revisão de questões com as quais eventualmente discordarem.

Como usar?

Para utilizar o serviço, os usuários devem acessar o Portal de Serviços Meu Detran, logando-se com CPF e senha. No menu “Habilitação”, basta selecionar a opção “Gabarito Prova/Exame Teórico”.

CNH DETRAN ONLINE
Serviço é totalmente online e gratuito (Foto: Cristiano Arruda)

O que muda?

Anteriormente, os candidatos que desejavam acessar a prova precisavam preencher um requerimento e se deslocar até a agência mais próxima para protocolar o pedido.

Agora, essa etapa será substituída pela agilidade do novo sistema. Em 2023, foram protocolados 95 requerimentos, enquanto até julho de 2024 já são apenas 26.

A correção eletrônica do cartão de respostas será realizada pela Gerência de Exames, que se compromete a divulgar os resultados em até 2 dias úteis para exames realizados na capital e em até 4 dias úteis para os exames nos municípios do interior.

O prazo para devolução dos recursos será de 15 dias úteis a contar da data de seu recebimento, e nos municípios onde ocorrerem provas escritas, os candidatos poderão levar a prova para revisão.

A inovação foi desenvolvida pela Gecap (Gerência de Cursos e Capacitação), Gexa (Gerência de Exames de Habilitação) e Dirti (Diretoria de Tecnologia da Informação), causado mais transparência no processo e proporcionando uma devolutiva mais ágil e eficiente aos cidadãos.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mais de 560 presos voltam para a prisão em quatro dias de “saidinha” em SP

Cerca de 547 detentos foram presos pelas forças de segurança do estado de São Paulo…

Biden diz que China segue com comportamento hostil no estreito de Taiwan

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse no sábado (20) que a China continua…

Conheça os membros da máfia italiana presos suspeitos de lavar R$ 300 mi no Brasil

O elo da Cosa Nostra no Brasil tem nome e sobrenome: Giuseppe Calvaruso, Giuseppe Bruno…