Tempestade Ernesto ganha força e vira furacão de categoria 1 perto de Porto Rico

CNN Brasil


A tempestade tropical Ernesto se tornou um furacão de categoria 1 nesta quarta-feira (14), quando se afastou das Ilhas Virgens e Porto Rico, deixando mais chuvas torrenciais em sua esteira e cortando energia para centenas de milhares de casas e empresas.

Ernesto estava a cerca de 280 km a noroeste da capital porto-riquenha de San Juan, enquanto rastejava para o noroeste, embalando ventos de cerca de 120 km por hora, disse o Centro Nacional de Furacões em um aviso de quarta-feira (14).

“A previsão oficial ainda reflete a possibilidade de Ernesto se tornar um grande furacão em cerca de 48 horas”, disse o centro.

Uma tempestade é considerada um furacão quando seus ventos atingem 119 km/h. Um furacão grande – categoria 3 ou superior – tem uma velocidade do vento sustentada de pelo menos 179 km/h.

Ernesto – a quinta tempestade do Atlântico nomeada da temporada – deve se aproximar do território insular britânico de Bermudas, cerca de 1.093 km a leste da Carolina do Norte, até sábado (17), com chuva começando na quinta-feira (15), disse o NHC.

Mais de 500 mil residências e empresas ficaram sem energia nesta quarta-feira (14) em Porto Rico, segundo a LUMA Energy, que fornece eletricidade ao território insular dos EUA.

“Realizaremos inspeções de campo assim que for seguro para nossas equipes irem ao campo para identificar danos e iniciar reparos”, disse a LUMA em um comunicado. A empresa disse que priorizaria a restauração de energia para serviços essenciais, como hospitais e instalações de água e esgoto.

Mais chuvas que produzem inundações caíram nas Ilhas Virgens dos EUA e em Porto Rico, disse o centro de furacões, alertando que as águas estavam cobrindo algumas ruas e causando deslizamentos de terra.

“Eu peço que fiquem seguros em suas casas, tenham os números de emergência à mão e sigam as recomendações das autoridades oficiais. A segurança de todos é uma prioridade”, disse o governador de Porto Rico, Pedro Pierluisi, em X.

As escolas de Porto Rico e Virgin Island foram fechadas nesta quarta-feira (14), assim como muitos escritórios governamentais. Aeroportos nas Ilhas Virgens, a leste e sudeste de Porto Rico, estavam se programando para reabrirem às 10h, hora local, nesta quarta-feira (14).

As Ilhas Virgens poderiam receber até 15,2 cm de chuva, enquanto que 25,4 cm de chuva estavam na previsão para o sudeste de Porto Rico. As Ilhas Virgens, Porto Rico, Vieques e Culebra estavam sob um aviso de tempestade tropical, disse o centro de furacões.

Ernesto é a segunda tempestade do Atlântico em uma semana durante a intensa temporada de furacões deste ano. Debby atingiu a costa do Golfo da Flórida como um furacão de categoria 1 na semana passada antes de encharcar algumas partes das Carolinas com até 0,6 metros de chuva.

O furacão Beryl, o primeiro da temporada, foi o primeiro furacão de categoria 5 registrado no Atlântico quando varreu o Caribe e a costa do Golfo dos EUA no mês passado, matando dezenas de pessoas e custando cerca de US $6 bilhões em danos.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Padre é escolhido para comandar Secretaria de Educação de Várzea Grande

A prefeita eleita de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Flávia Moretti (PL), anunciou o…

Eleições no Uruguai: Tudo o que você precisa saber

Mais de 2,7 milhões de uruguaios são esperados nas urnas, neste domingo (24), para escolher…

Esmeralda de quase 400 kg achada na Bahia deve ser devolvida ao Brasil após decisão da Justiça dos EUA

A Justiça dos Estados Unidos determinou na última quinta-feira (21) que uma esmeralda de 380…