Mutirão mobilizou servidores da prefeitura, caminhões e até retroescavadeiras em nova operação para dar fim à grande quantidade de lixo acumulada na residência de José Fernandes da Silva, de 54 anos, morador conhecido por encher a rua Planalto de lixo, no Jardim TV Morena.
Ele está preso desde terça-feira (13), quando ameaçou vizinhas de morte e desacatou policiais civis. Fernandes passou por audiência de custódia nesta quinta-feira (15) e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva.
Mutirão
O funcionários da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) foram empenhados para fazer a limpeza da parte interna e externa da residência, nesta manhã. Dois caminhões e duas retroescavadeiras tiveram de ser utilizados no transporte de todo o tipo de lixo encontrado no local.
Até um barraco havia sido construído na calçada da residência, conforme o boletim de ocorrência que culminou na prisão de José. O local teria virado morada de pessoas em situação de rua e usuários de drogas, aponta o registro policial.
A prisão
De acordo com o boletim feito por um vizinha do suspeito, o barraco improvisado teria se transformado em “abrigo” e “banheiro” a céu aberto dos usuários de drogas. Muito lixo, restos de comidas e até de animais mortos presentes no local geravam mau cheiro e incômodo na vizinhança, se queixou a moradora.
Em uma das tentativas de conversa com José, a mulher afirmou ter sido ameaçada. Fernandes teria dito que, se mexessem com ele, “ele daria fim à vida da vizinha e da mãe dela” que também reside no bairro.
-
Homem é multado após jogar lixo na rua em protesto contra a prefeitura
-
Polícia indicia morador que entupia rua de lixo em Campo Grande
Diante da situação, a mulher procurou a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista). Policiais da delegacia e até do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros) estiveram na casa do morador.
Em meio ao lixo presente a céu aberto, eles encontraram até cabeça de peixe. Exaltado, José Fernandes recebeu os investigados aos gritos e acabou sendo preso por poluição e ameaça.
Ela passou pela audiência de custódia na manhã desta quinta-feira (15) e vai continuar atrás das grades. Ele foi encaminhado para o Ptran (Presídio de Trânsito), no complexo presidiário de segurança máxima, no Jardim Noroeste.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa de José Fernandes.