Fumaça de queimadas no Norte deixa sol vermelho no Sul; entenda

CNN Brasil


O pôr do sol avermelhado encantou moradores da região Sul do país nestas quinta-feira (15) e sexta-feira (16). Para além da beleza, a paisagem alerta a população quanto aos riscos à saúde. Já o fenômeno é explicado pela baixa umidade do ar e alto nível de poluentes na atmosfera.

As nuvens de fumaça dos incêndios florestais no Norte e Centro-Oeste do Brasil chegaram à região. Os ventos deslocaram os poluentes para cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e as partículas dos incêndios ampliam a propagação de cumprimentos de onda de luz vermelhos.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina alertou quanto aos impactos a perda de visibilidade e à saúde, e recomendou que a população beba bastante água e monitore possíveis sintomas de irritação respiratória, como tosse, dificuldade para respirar ou irritação nos olhos. Na região Norte do país, foco das queimadas, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia recomendou que a população vulnerável utilize máscaras nas ruas.

“Quando inalamos essa fumaça decorrente das queimadas, os resíduos acabam vindo e micropartículas são aspiradas para dentro dos pulmões e vão para a corrente sanguínea, se depositando em diferentes regiões do corpo. Isso gera principalmente problemas respiratórios. Naturalmente, nosso corpo gera reações inflamatórias e muitas vezes ocasiona quadros que precisam de atenção médica”, afirma Jesem Orellana, epidemiologista da Fiocruz Amazônia à CNN

Pelo menos quatro voos que teriam como destino a cidade de Porto Velho, em Rondônia, precisaram ser cancelados ou desviados, entre esta quarta-feira (14) e quinta-feira (15) devido às condições climáticas da capital. A cidade amanheceu encoberta por fumaça de queimadas que atingem a região.

Recomendações para população afetadas pela fumaça

  • Ficar em ambientes fechados sempre que possível, especialmente nos horários de pico da fumaça
  • Utilizar umidificadores de ar ou toalhas úmidas nos ambientes internos para melhorar a qualidade do ar
  • Evitar atividades físicas intensas ao ar livre, que podem agravar problemas respiratórios



Fonte do Texto

VEJA MAIS

FAB destrói primeira pista de pouso clandestina dentro da Terra Yanomami

As Forças Armadas destruíram na última quarta-feira (18) a primeira pista de pouso dentro da…

Militares israelenses fecham escritório da emissora Al Jazeera na Cisjordânia

A Al Jazeera transmitiu imagens ao vivo de soldados israelenses entrando em seus escritórios em…

Mais de 560 presos voltam para a prisão em quatro dias de “saidinha” em SP

Cerca de 547 detentos foram presos pelas forças de segurança do estado de São Paulo…