Ciclone extratropical se forma no sul do RS e dá origem a nova frente fria

CNN Brasil


Um ciclone extratropical deve se formar e dar origem a uma nova frente fria, no sul do Rio Grande do Sul, a partir desta quarta-feira (21). A formação do evento climático deve estimular mais ventos e assim empurrar a onda de calor que atinge o país.

Segundo o Climatempo, os ciclones extratropicais são comuns uma vez que seus ingredientes fundamentais para sua formação, que são a variação de temperatura na horizontal perto da superfície e as frentes frias, ocorrem frequentemente na atmosfera.

Além disso, a umidade do ar deve ficar em emergência na região Centro-Oeste e a fumaça de queimadas deve se espalhar em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do interior do país.

mapa climatempo
Após onda de calor, frente fria deve derrubar temperaturas impulsionada pelo ciclone / Divulgação/Climatempo

Veja a previsão para esta quarta-feira (21)

Região Sudeste

O ar seco deve continuar atuando em toda a região Sudeste, nesta quarta-feira (21). O amanhecer pode ter um pouco mais de nuvem na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo além de um pouco de névoa úmida no litoral sul paulista.

A previsão é que o dia seja de tempo bem aberto, ensolarado e com alerta para baixa umidade do ar, sem chuva.

Região Sul

A formação de um ciclone extratropical no sul do Rio Grande do Sul deve trazer mais ventos para o estado nesta quarta-feira (21). Deve haver fortes rajadas especialmente no litoral gaúcho e a chuva ainda deve ficar restrita ao oeste e sul gaúcho, com risco de alguns temporais.

A capital Porto Alegre e a metade norte do estado devem ficar ainda com o tempo firme e a temperatura pode subir ao longo do dia. Além disso, o amanhecer pode ter um pouco de nevoeiro no leste do Paraná e em Curitiba.

A previsão é que o dia seja de sol e tempo firme, mas com um pouco de vento entre Santa Catarina e o Paraná. O ar deve ficar mais seco no centro-norte e interior paranaense.

Região Centro-Oeste

A previsão para esta quarta-feira (21) é de predomínio de ar seco e quente sobre toda a Região Centro-Oeste. Não deve haver chuva em nenhuma das áreas.

Além disso, a umidade relativa do ar deve ficar em níveis de alerta no centro e norte do MT e de GO, no DF. Já no Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso Goiás, a umidade do ar deve registrar índices abaixo de 12% durante as horas mais quentes do dia.

Região Nordeste

Os ventos úmidos que sopram do mar contra a costa ainda devem estimular um pouco de umidade para a faixa leste da Região Nordeste, nesta quarta-feira (21).

A previsão é que o dia seja de sol, aumento de nuvens e chuva a qualquer hora no Recife. Além disso, pode chover rápido em Salvador, Aracaju, Maceió e Natal. O tempo deve ficar firme nas demais áreas e em São Luís, Fortaleza e Teresina.

Região Norte

O sol deve aparecer e o tempo deve seguir quente em toda a RegiãoNorte, nesta quarta-feira (21). Há chance de pancadas mais irregulares no final do dia entre o oeste do Acre, noroeste do Amazonas e o estado de Roraima.

A chuva deve ser mais passageira em Belém (PA) e o tempo deve ficar firme nas demais áreas e nas capitais, Manaus, Macapá e Palmas.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Homem encontra irmã desaparecida há mais de 40 anos em SC; veja vídeo

Dois irmãos, que estavam se procurando há mais de 40 anos, se reencontraram no interior…

ONG de MS está entre 100 melhores do Brasil em duas categorias

Em 20 anos de atuação, pela 1ª vez, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, localizado em…

Quarto brasileiro condenado pelos ataques do 8/1 é preso na Argentina com mala

Forças policiais da Argentina prenderam o quarto brasileiro condenado pelos ataques aos Três Poderes da…