Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Estados Unidos, discursou na terceira noite da Convenção Nacional do Partido Democrata nesta quarta-feira (21). Ela foi introduzida como “mãe dos dragões” por Mindy Kaling, atriz mais conhecida pela série “The Office”.
Em sua fala, Pelosi ressaltou que o governo de Joe Biden e Kamala Harris foi uma das “presidências mais bem-sucedidas dos tempos modernos”, demonstrando que “os democratas entregam”.
Após agradecer Biden nominalmente, ela afirmou que Kamala é uma pessoa de fé profunda e uma líder de força, sabedoria e eloquência. Comentou ainda que a vice-presidente dos EUA está pronta para “nos levar a novos patamares”.
Figura importante dentro do Partido Democrata, Pelosi havia dito diretamente a Joe Biden que pesquisas mostravam que ele não conseguiria vencer Donald Trump nas eleições deste ano.
Um dia após o presidente dos EUA desistir da candidatura à reeleição, a ex-presidente da Câmara anunciou apoio a Kamala Harris para que ela fosse a indicada do Partido Democrata para a disputa eleitoral.
Ainda durante o discurso desta quarta, Nancy Pelosi disse que Kamala assegurou a indicação do Partido Democrata como candidata presidencial com “dignidade e graça”.
A ex-presidente da Câmara também elogiou Tim Walz, candidato a vice na chapa de Kamala Harris.
Ataque ao Capitólio dos EUA
Nancy Pelosi também relembrou o ataque ao Capitólio dos EUA — sede do Congresso americano — por apoiadores de Donald Trump após a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020. Ela era presidente da Câmara à época.
“Não vamos esquecer quem atacou a democracia em 6 de janeiro [de 2021]. Ele [Trump] atacou”, disse”.
“Mas não vamos esquecer quem salvou a democracia naquele dia. Nós salvamos”, adicionou.
Após ressaltar que a certificação da vitória de Biden foi completada, Pelosi destacou: “Demonstramos para a América e para o mundo que a democracia prevaleceu”.
Apoio a Kamala Harris e Tim Walz
Após comentar sobre o ataque ao Capitólio, Nancy Pelosi ressaltou que é necessário eleger líderes que acreditam em eleições livres e justas, “que respeitam a transferência pacífica de poder”.
“A escolha não poderia ser mais clara. Esses líderes são a vice-presidente Kamala Harris e o governador Walz”, comentou.
Ela também acenou ao eleitorado para que votem em integrantes do Partido Democrata para o Congresso americano.