Campeonato Estadual terá novas regras em 2025; veja o que muda


Dirigentes de clubes e a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) decidiram nesta quinta-feira (22) novas regras para o Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2025. A nova fórmula do Campeonato Estadual vai permitir que todos os times se enfrentem na primeira fase, em turno único.

Dirigentes de clubes e FFMS reunidos nesta quinta (22). (Foto: Rodrigo Moreira/FFMS)

Confira cada fase do campeonato:

  • Primeira fase em turno único todos contra todos (Nove Rodadas);
  • Dois primeiros avançam direto para semifinal e os dois últimos são rebaixados;
  • Quartas de final: Terceiro enfrenta o sexto colocado e o quarto joga contra o quinto colocado em jogos de ida e volta;
  • Semifinal em jogos de ida e volta;
  • Decisão em jogos de ida e volta.

A primeira rodada do campeonato será realizada no dia 19 de janeiro de 2025. Além disso, a previsão é que a partida de volta da decisão seja disputada no dia 13 de abril, com o total de 55 jogos na competição. 

Segundo a proposta construída em consenso entre os clubes já garantidos e a Federação, após as nove rodadas iniciais, os dois primeiros colocados se classificam direto para a fase semifinal e os dois últimos são rebaixados para segunda divisão.

Os classificados entre a terceira e a sexta posição, disputam a fase de quartas de final, sendo o terceiro colocado contra o sexto e o quarto contra o quinto.

Os confrontos são em jogos de ida e volta, com mando da segunda partida para o time de melhor campanha. O mesmo acontece na semifinal e na decisão.

O encontro desta quinta (22) foi realizado na sede da entidade e contou com a participação do presidente interino, Estevão Petrallás e do diretor de competições, Marco Tavares.

Além de discutir um novo formato para a competição, a reunião técnico-administrativa contou com orientação aos dirigentes sobre os novos modelos de laudos obrigatórios para os estádios que devem ser utilizados, além de outras diretrizes burocráticas, como a inscrição de atletas. 

Os dirigentes voltam a se reunir em novembro para o Conselho Arbitral para referendar as decisões.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Diretor de escola militar é afastado após cantos violentos de alunos

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, afastou o diretor e policiais militares do Colégio Militar…

Mato-grossenses devem movimentar R$ 512 milhões na Black Friday

Pesquisa do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT) aponta que 32.9% dos mato-grossenses…

COP29 fecha acordo para dar início ao comércio global de créditos de carbono

Os países aceitaram um acordo na COP29, neste sábado (23), sobre as regras para um…