Análise: Falsificação das atas eleitorais da Venezuela é quase impossível


O analista de Internacional da CNN Lourival Sant’Anna trouxe esclarecimentos sobre a polêmica envolvendo as eleições na Venezuela durante sua participação no CNN Prime Time. Segundo ele, a não divulgação das atas eleitorais pelo regime chavista tem uma explicação surpreendente.

De acordo com Sant’Anna, peritos da ONU que acompanharam o processo eleitoral venezuelano por semanas afirmaram que as atas são extremamente difíceis de serem fraudadas.

“Eles analisaram as atas e disseram que elas são muito difíceis de fraudar, que elas têm código QR, têm assinaturas únicas, ou seja, cada ata tem uma assinatura, e são muitas atas”, explicou o analista.

Sistema antifraude robusto

O robusto sistema antifraude implementado nas atas eleitorais venezuelanas inclui códigos QR e assinaturas únicas para cada documento, tornando a falsificação “quase impossível”, segundo os especialistas da ONU.

Esta complexidade técnica explicaria por que o regime não conseguiu apresentar as atas, mesmo após o prazo estendido concedido pelos presidentes Lula, Gustavo Petro e Andrés Manuel López Obrador.

Sant’Anna ressaltou que, apesar da dificuldade em fraudar as atas, os peritos da ONU concluíram que a eleição foi, de fato, fraudada.

Um relatório detalhando essas conclusões foi apresentado ao secretário-geral da ONU, António Guterres.

Posicionamento internacional

O analista também mencionou as reações de líderes regionais, como o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e o ex-presidente da Colômbia Juan Manuel Santos, que rejeitaram o resultado eleitoral venezuelano como fraudulento.

Sant’Anna destacou que cabe agora a cada governo decidir se aceita ou não a legitimidade do regime bolivariano.

Em relação ao Brasil, o analista pontuou que o presidente Lula enfrenta um dilema entre manter sua histórica postura de apoio ao regime chavista ou alinhar-se com sua defesa da democracia, especialmente considerando os recentes eventos políticos no Brasil e as acusações de crimes contra a humanidade que pesam sobre o governo venezuelano.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Ataques russos danificaram 321 instalações portuárias da Ucrânia, diz Zelenskiy

Ataques de drones e mísseis russos danificaram 321 instalações de infraestrutura portuária ucraniana desde julho…

Homem é flagrado com 458 perucas e 107 quilos de cabelo humano em MS

Um homem de 38 anos foi preso nesta quinta-feira (22) com R$ 920 mil em…

Homem encontra irmã desaparecida há mais de 40 anos em SC; veja vídeo

Dois irmãos, que estavam se procurando há mais de 40 anos, se reencontraram no interior…