Uganda registra quatro casos de mpox


Uganda confirmou mais duas infecções pelo vírus mpox, elevando para quatro o número de casos no país da África Oriental, de acordo com o Ministério da Saúde local.

Os dois novos pacientes foram infectados com a cepa clade 1b do vírus, disse à Reuters o diretor geral de serviços de saúde do Ministério da Saúde, Henry Mwebesa, uma nova variante que gerou preocupação global.

A Organização Mundial da Saúde declarou o recente surto da doença uma emergência de saúde pública depois que a nova variante, que parece se espalhar mais facilmente entre as pessoas, foi identificada.

As autoridades de saúde de Uganda relataram pela primeira vez um surto da doença no país em 24 de julho, quando testes de laboratório de amostras de dois pacientes em um hospital próximo à fronteira com a República Democrática do Congo deram positivo para mpox.

Os dois últimos casos foram confirmados esta semana, disse o porta-voz do Ministério da Saúde, Emmanuel Ainebyoona, acrescentando que um dos pacientes é um motorista de caminhão. Ele não forneceu detalhes sobre o segundo paciente.

Ambos os pacientes foram isolados em um hospital em Entebbe, uma cidade a cerca de 50 quilômetros ao sul da capital Kampala.

As infecções por Mpox causam sintomas semelhantes aos da gripe e lesões cheias de pus, e são transmitidas por contato físico próximo. Embora geralmente leve, a doença pode ser fatal.

Uganda faz fronteira com o Congo, onde o surto atual começou em janeiro de 2023.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

ONG de MS está entre 100 melhores do Brasil em duas categorias

Em 20 anos de atuação, pela 1ª vez, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, localizado em…

Quarto brasileiro condenado pelos ataques do 8/1 é preso na Argentina com mala

Forças policiais da Argentina prenderam o quarto brasileiro condenado pelos ataques aos Três Poderes da…

BR-364/163 será fechada por 6 horas neste domingo

Neste domingo (24), haverá interdição da BR-364/163, das 6h às 12h, no trecho da Serra…