O Ambulatório de Atenção à Transexualidade foi inaugurado nessa sexta-feira (23), em Cuiabá. O local ofertará atendimento multidisciplinar pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para todo o estado. Na unidade, estarão disponíveis profissionais de diversas áreas, como: enfermeiro, psicólogo, assistente social, além de médico clínico geral, endocrinologista e urologista.
A gestão da unidade especializada prevê que o ambulatório realize até 600 atendimentos/procedimentos por mês. O nome do ambulatório é Hend Santana, em homenagem à artista transexual que faleceu em 2022.
O ambulatório fica no Cermac (Centro Estadual Regional de Média e Alta Complexidade), localizado na Rua Thogo Pereira da Silva, Centro.
De acordo com a Defensoria Pública de Mato Grosso, a solicitação da criação do ambulatório é uma demanda antiga do público LGBTQIAP+ e foi apresentada à Secretaria Estadual de Saúde em conjunto com representantes de ONGs, Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT) e Mães pela Diversidade.
Os pacientes terão acesso grátis ao serviço de hormonioterapia, tratamento psiquiátrico, psicológico, clínico e cirúrgico.