Frente fria chega à capital paulista e deve se estender nos próximos dias


Com a chegada de uma frente fria que se estende pelo país, o tempo muda na capital paulista. Devido à queda nas temperaturas, chuva e aumento dos índices de umidade do ar já devem ser aguardados para os próximos dias.

Na Região Metropolitana de São Paulo, os termômetros chegaram a bater mínimas de 7 °C. Ainda na sexta-feira (23), a Defesa Civil do Estado emitiu alerta para onda de frio que atinge a região. As temperaturas na capital despencaram já neste sábado (24) e devem se estender até o início da próxima semana.

Segundo o órgão estadual, a mudança de clima se deve a uma frente fria vinda do Sul do Brasil que avança pelo país e chega ao estado de São Paulo. Por conta do fenômeno, a massa de ar fria derruba as temperaturas no estado pelos próximos dias fazendo com que a sensação seja de frio.

No início deste domingo (25), os termômetros chegaram a uma média de 11,8 °C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A menor temperatura do dia deve ser registrada ao fim da noite, com previsão de 8 °C. A ocorrência de chuva fraca deve se prolongar ao longo do dia, não chegando a apresentar riscos de alagamentos.

Na segunda-feira (26), a temperatura mínima deve ser de 7 °C e a máxima não deve superar os 14 °C. Já na terça-feira (27), os termômetros podem bater mínima de 6 °C e máxima de 16 °C.

A derrubada das temperaturas deve se estender pelo menos até a próxima quarta-feira (28). Durante o período, a probabilidade de recorde de temperatura mínimas do ano podem ser aguardadas.

Em alerta pela frente fria, a Defesa orienta à população que tome medidas preventivas para enfrentar as baixas temperaturas. Manter-se agasalhado e higienizar as mãos com frequência são alguns dos meios para se proteger, além de serem ações que contribuem na prevenção de doenças respiratórias, que geralmente aumentam com a baixa umidade do ar.

Devido à queda acentuada nas temperaturas, um abrigo solidário deve ser aberto e operado pela Defesa Civil para receber pessoas em situação de vulnerabilidade que necessitam se proteger da onda de frio. Desde sábado (24), o abrigo está em funcionamento na Estação Pedro II do Metrô, no Centro de São Paulo.

A estrutura deve poder acolher até 100 pessoas por noite. Além disso, os pets dos abrigados também poderão ficar no local com seus donos, recebendo água e ração. Colchões, cobertores e refeições gratuitas, incluindo jantar e café da manhã, serão oferecidos pelo Programa Bom Prato Móvel. Além disso, banheiros químicos também devem ser disponibilizados na estação pela Guima Conseco.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Ataques russos danificaram 321 instalações portuárias da Ucrânia, diz Zelenskiy

Ataques de drones e mísseis russos danificaram 321 instalações de infraestrutura portuária ucraniana desde julho…

Homem é flagrado com 458 perucas e 107 quilos de cabelo humano em MS

Um homem de 38 anos foi preso nesta quinta-feira (22) com R$ 920 mil em…

Homem encontra irmã desaparecida há mais de 40 anos em SC; veja vídeo

Dois irmãos, que estavam se procurando há mais de 40 anos, se reencontraram no interior…