Com a chegada de uma frente fria que se estende pelo país, o tempo muda na capital paulista. Devido à queda nas temperaturas, chuva e aumento dos índices de umidade do ar já devem ser aguardados para os próximos dias.
Na Região Metropolitana de São Paulo, os termômetros chegaram a bater mínimas de 7 °C. Ainda na sexta-feira (23), a Defesa Civil do Estado emitiu alerta para onda de frio que atinge a região. As temperaturas na capital despencaram já neste sábado (24) e devem se estender até o início da próxima semana.
Segundo o órgão estadual, a mudança de clima se deve a uma frente fria vinda do Sul do Brasil que avança pelo país e chega ao estado de São Paulo. Por conta do fenômeno, a massa de ar fria derruba as temperaturas no estado pelos próximos dias fazendo com que a sensação seja de frio.
No início deste domingo (25), os termômetros chegaram a uma média de 11,8 °C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A menor temperatura do dia deve ser registrada ao fim da noite, com previsão de 8 °C. A ocorrência de chuva fraca deve se prolongar ao longo do dia, não chegando a apresentar riscos de alagamentos.
Na segunda-feira (26), a temperatura mínima deve ser de 7 °C e a máxima não deve superar os 14 °C. Já na terça-feira (27), os termômetros podem bater mínima de 6 °C e máxima de 16 °C.
A derrubada das temperaturas deve se estender pelo menos até a próxima quarta-feira (28). Durante o período, a probabilidade de recorde de temperatura mínimas do ano podem ser aguardadas.
Em alerta pela frente fria, a Defesa orienta à população que tome medidas preventivas para enfrentar as baixas temperaturas. Manter-se agasalhado e higienizar as mãos com frequência são alguns dos meios para se proteger, além de serem ações que contribuem na prevenção de doenças respiratórias, que geralmente aumentam com a baixa umidade do ar.
Devido à queda acentuada nas temperaturas, um abrigo solidário deve ser aberto e operado pela Defesa Civil para receber pessoas em situação de vulnerabilidade que necessitam se proteger da onda de frio. Desde sábado (24), o abrigo está em funcionamento na Estação Pedro II do Metrô, no Centro de São Paulo.
A estrutura deve poder acolher até 100 pessoas por noite. Além disso, os pets dos abrigados também poderão ficar no local com seus donos, recebendo água e ração. Colchões, cobertores e refeições gratuitas, incluindo jantar e café da manhã, serão oferecidos pelo Programa Bom Prato Móvel. Além disso, banheiros químicos também devem ser disponibilizados na estação pela Guima Conseco.