Nesta quinta-feira (29), Cuiabá completa 134 dias sem chuva. A capital vem registrando baixa umidade relativa do ar e muitas cidades de Mato Grosso registram índices preocupantes. Conforme a agência Climatempo, a partir do dia 9 de setembro os termômetros registram máxima de 43ºC na capital.
Somado à época de seca, vem junto as queimadas. Só agora no mês de agosto, do dia 1º ao dia 27, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), Mato Grosso registrou 10.672 focos de calor. Os dados colocam o estado em primeiro lugar na ranking nacional de queimadas com média de 381 focos por dia e 15 focos por hora.
Segundo a Agência Climatempo , ao longo das próximas semanas o tempo continuará seco. A previsão de chuva é a partir do dia 22 de setembro. Assim, ela deve retornar gradativamente.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostra que a última chuva caiu na capital em 17 de abril, quando houve 4.30 mm de precipitação.
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (29):
Em Cuiabá, a previsão para esta quinta-feira (29) aponta temperatura máxima de 39º C e mínima de 23º C, com umidade que não deve passar de 37%.
Em Chapada dos Guimarães, a 65 km da Capital, a previsão é de sol forte o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. A temperatura deve variar entre mínima de 20°C e máxima de 37°C. A umidade do ar vai ficar entre 21% e 36%.
Em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, a umidade vai ficar entre 22% e 49%. Já os termômetros vão marcar entre 17°C e 39°C. A previsão é de sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
No Norte do Estado, em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, a previsão é de sol com algumas nuvens e não chove. A temperatura fica entre 26°C e 40°C, com a umidade variando entre 20% e 54%.
Cuidados especiais
- Evite exposição ao sol
- Tome muito líquido
- Evite praticar exercícios físicos entre 10h e 17h
- Use soro fisiológico nas narinas para hidratação