A polícia alemã matou um homem armado após uma troca de tiros perto do consulado israelense no centro de Munique nesta quinta-feira (5), disseram autoridades.
O suspeito estava armado com uma arma longa antiga quando foi baleado na Karolinenplatz, uma praça perto do consulado israelense e de um centro de documentação nazista, segundo a polícia de Munique.
O suspeito foi mortalmente ferido após troca de tiros, disse a polícia de Munique em uma postagem no X.
A polícia não revelou o possível motivo e uma investigação está em andamento. Um helicóptero foi enviado para fornecer uma avaliação mais detalhada do incidente, segundo a Reuters.
O incidente ocorreu no aniversário do ataque terrorista nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972 – quando um grupo militante palestino entrou na concentração da seleção nacional de Israel. Onze atletas israelenses foram mortos.
Não está claro se o incidente desta quinta-feira está relacionado ao evento de 1972, mas o consulado israelense próximo foi fechado para um evento.
No Facebook, Talya Lador-Fresher, cônsul-geral de Israel em Munique, disse: “Estamos muito gratos à polícia de Munique pelas suas ações e cooperação”. Este evento mostra o quão perigosa é a ascensão do antissemitismo. É importante que o público em geral se pronuncie contra isto. Nosso Consulado-Geral foi fechado hoje para comemorar os 52 anos do ataque terrorista nas Olimpíadas”.