moradores e bombeiros lutam no combate

Produtores e moradores se uniram a bombeiros para combater incêndios em Sorriso. (Foto: Reprodução)


Moradores, produtores rurais e bombeiros militares se uniram, nessa sexta-feira (6), para combater três incêndios que atingiram diferentes locais de Sorriso, a 420 km de Cuiabá. Veja no vídeo abaixo a proporção das chamas:

Incêndios em Sorriso

Segundo o Corpo de Bombeiros, os focos estavam em uma reserva florestal no Pontal do Verde, em uma área do bairro Jardim dos Ypês e próximo a uma empresa às margens da BR-163, na saída da cidade.

As chamas nos pontos atingidos foram contidas com a ajuda de caminhões-pipa disponibilizados pelo poder público e produtores rurais da cidade.

A umidade do ar abaixo dos 20% e os fortes ventos na região teria sido um agravante da situação, como explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Thiago Reis.

Conforme o tenente, apesar das perdas materiais – como um trator agrícola usado no combate que acabou pegando fogo – e da destruição das vegetações, ninguém ficou ferido.

Após conter as chamas, equipes militares continuaram nos locais para fazer o rescaldo e evitar o surgimento de novos focos.

Produtores e moradores se uniram a bombeiros para combater incêndios em Sorriso. (Foto: Reprodução)

A preocupação, segundo Thiago Reis, é com a temperatura e baixa umidade do ar que continuam na cidade neste sábado (7). Aliadas a um vento forte, há a possibilidade dos incêndios voltarem a atingir a cidade.

Chamas atingiram três pontos da cidade. (Foto: Reprodução)
Chamas atingiram três pontos da cidade. (Foto: Reprodução)

Nas redes sociais, o secretário de obras da cidade, Milton Gueller, publicou um vídeo em que aparece acompanhando o combate nos locais atingidos pelas chamas.

Ele também fez um alerta para que os cidadãos não coloquem fogo em lixos ou nos quintais, por exemplo, e que denunciem casos de incêndios criminosos.

Mato Grosso em chamas

Nessa sexta-feira (7), o Corpo de Bombeiros atuou no combate a 40 incêndios florestais em diferentes cidades de Mato Grosso, incluindo Chapada dos Guimarães, regiões do Pantanal, Cuiabá, Rosário Oeste, Peixoto de Azevedo, Sinop e Juína, além de várias outras.

Ao todo, foram 197 homens em campo, combatendo as chamas com apoio de quatro aviões, 63 viaturas entre caminhões-pipas e caminhonetes.

bombeiros
Bombeiros combateram 40 focos de incêndios nessa sexta-feira (6) em MT. (Fotos: Álvaro Rezende)

Além disso, foram registrados 870 focos de calor nesta sexta-feira no estado, conforme última checagem às 18h, no Programa BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.

  1. Circuito das Cachoeiras em Chapada é fechado a partir desta segunda para combate a incêndios

  2. Assustador: incêndio atinge mirante do Morro dos Ventos em Chapada

  3. MT em chamas! Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Padre é escolhido para comandar Secretaria de Educação de Várzea Grande

A prefeita eleita de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Flávia Moretti (PL), anunciou o…

Eleições no Uruguai: Tudo o que você precisa saber

Mais de 2,7 milhões de uruguaios são esperados nas urnas, neste domingo (24), para escolher…

Esmeralda de quase 400 kg achada na Bahia deve ser devolvida ao Brasil após decisão da Justiça dos EUA

A Justiça dos Estados Unidos determinou na última quinta-feira (21) que uma esmeralda de 380…