Pesquisadores da Bond University publicaram um artigo científico analisando alguns fatos e boatos da água com gás. A bebida apontada por muitos como sendo prejudicial a saúde teve seus benefícios comprovados e algumas propriedades desmitificadas.
De acordo com a publicação a bebida gaseificada é sempre melhor do que sucos ou bebidas aromatizadas adoçadas artificialmente. Ainda, não houve evidências de que o seu uso prologando prejudique os ossos, como muitos acreditam.
A água com gás é mais ácida do que a água comum, e a acidez pode amolecer o esmalte dos dentes. No entanto, as causas desse amolecimento é associada a outros fatores como dentes que já foram clareados e bruxismo.
Assim, o estudo comprovou que para ter esse desgaste no esmalte o indivíduo terá que consumir grandes quantidades por um longo período de tempo.
Para aqueles que buscam minimizar os efeitos da água com gás nos dentes, uma dica é bochechar com água filtrada logo após o consumo. Isso ajuda a neutralizar a acidez na boca e a proteger o esmalte dental.
Para aqueles que associam o consumo de bebidas gaseificadas a desconfortos estomacais, como inchaço e cólicas, causados pelo acúmulo de gases, o estudo comprovou que isso não necessariamente, é resultado da água com gás, novamente, causas associadas são mais perceptíveis.