Eleitos para o segundo turno das eleições na corrida pela Prefeitura de Cuiabá, Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) comentaram na noite deste domingo (6) o resultado das urnas. Com 100% das urnas apuradas, Abílio obteve 126.944 mil votos (39,61%), ficando em primeiro lugar na disputa. Lúdio Cabral conseguiu 90.719 votos (28,31%). O segundo turno será no dia 27 de outubro.
Concorreram à vaga: Abílio, Lúdio, Eduardo Botelho (União) e Domingos Kennedy (MDB). Botelho, que é presidente afastado da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, obteve 88.977 mil votos (27,77%). O empresário Domingos Kennedy obteve 4,31% com 13.805 mil votos.
Votos brancos foram 9.888 (2,88%) e nulos 12.551 (3,66%).
Abílio afirmou que não tinha como prever o resultado das urnas. Diversas pesquisas apontavam um segundo turno com Eduardo Botelho (União), que é presidente afastado da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e encarou a eleição com apoio do governador Mauro Mendes (mesmo partido).
“Não tinha como saber o resultado porque cada pesquisa mostrava um cenário diferente. Não tinha um norte de expectativa. Tudo me surpreende. O desafio é continuar conversando com o povo, conversando com as pessoas que ainda não nos escolheram no primeiro turno, pra apresentar um projeto para Cuiabá”, comentou ele.
Abílio disse que vai conversar com todos os partidos e com a população. “Tem uma cidade inteira pra gente conversar” Ele afirma que espera receber o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e também do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
“Nikolas, Bolsonaro, Eduardo… A população os ama, e isso é importante, mas não sei como será a agenda deles, porque o PL conseguiu bons resultados em várias cidades”, disse ele. “Agora é pé no chão, humildade e coração aberto para conversar com todo mundo. Amanhã quero apresentar um dia de oração”, completou.
Deputado estadual eleito em 2022, Lúdio chegou no segundo turno e se diz “muito feliz”. Ele afirmou que não descarta receber a visita de apoio do presidente Lula (PT) e que, logo após o resultado das urnas, recebeu um telefonema de Gleisi Hoffmann, deputada federal e presidente nacional do PT.
“Nós fizemos uma campanha respeitosa, de diálogo, procurando deixar claro o propósito de governar Cuiabá para toda população, sem divisão e sem briga. Importante que a população, livremente, tomou a sua decisão e escolheu quem vai disputar o segundo turno. Meu respeito ao Kennedy e ao Botelho”.
Sobre a possibilidade de buscar apoio do governador Mauro Mendes (União), Lúdio foi incisivo. “Eu vou buscar o voto de toda população de Cuiabá. Mauro Mendes é morador de Cuiabá e me honrará muito ter o voto dele, mas a conversa com as alianças faremos a partir de amanhã”.
Câmara de Vereadores
A vereadora mais votada para a Câmara de Cuiabá foi Samantha Íris (PL) com 7.460 votos. Ela é mulher de Abílio Brunini e concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo.
Dos 27 eleitos, 8 são mulheres: Samantha, Maysa Leão (Republicanos) com 5.615 votos, Paula Calil (PL) com 5.460 votos; Michelly Alencar (União) com 4.514; Maria Avalone (PSDB) com 4.347 votos; Doutora Mara (Pode) com 3.500 votos; Baixinha Giraldelli (Solidariedade) com 2.843 votos e Katiuscia (PSB) com 2.785 votos.
Ao todo, concorreram 446 candidatos. Nove vereadores não conseguiram reeleger. São eles: Dr. Luiz Fernando (União) , Fellipe Corrêa (PL), Lilo Pinheiro (PP) , Paulo Henrique (MDB), Renivaldo Nascimento (PSDB) , Robinson Cireia de Oliveira (PT), Rodrigo Arruda e Sá (PSDB) , Rogério Varanda (PSDB) e Sargento Vidal (MDB).
Lista de candidatos a vereador (a) eleitos:
- Samantha Íris – (PL)
- Maysa Leão – (Republicanos) – reeleita
- Alex Rodrigues – (PCdoB/ PT e PV)
- Paula Calil – (PL)
- Cezinha Nascimento – (União) – reeleita
- Ilde Taques – (PSB)
- Michelly Alencar – (União) – reeleita
- Maria Avalone – (Cidadania / PSDB)
- Marcrean santos – (MDB) – reeleito
- T. Coronel dias – (Cidadania / PSDB)
- Dra Mara – (Podemos)
- Adevair cabral – (Solidariedade) – reeleito
- Dilemário Alencar – (União) – reeleito
- Rafael Ranalli – (PL)
- Eduardo Magalhães – (Republicanos) – reeleito
- Kassio Coelho – (Podemos) – reeleito
- Demilson Nogueira – (PP) – reeleito
- Dídimo Vovô – (PSB) – reeleito
- Chico 2000 – (PL) – reeleito
- Sargento Joelson – (PSB) – reeleito
- Baixinha Giraldelli – (Solidariedade)
- Katiuscia – (PSB)
- Mario Nadaf – (PCdoB/ PT e PV) – reeleito
- Marcus Brito Jr – (PCdoB/ PT e PV) – reeleito
- Daniel Monteiro – Republicanos
- Jeferson Siqueira – (PSD) – reeleito
- Wilson Kero Kero – (PMB) – reeleito