A nova linhagem do vírus Sars-CoV-2 , chamada de XEC, pertence à variante Omicron e foi classificada em três estados, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O primeiro achado foi realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em amostras referentes a dois pacientes residentes na capital fluminense, diagnosticados com covid-19 em setembro.
A variante surgiu pela recombinação genética entre grupos que circulavam anteriormente. A pessoa é infectada quando duas linhagens virais diferentes se cruzam. Os 3 estados depositaram sequências genéticas no banco de dados da plataforma online Gisaid, nos dias 26 de setembro e 7 de outubro.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) identificou a variante em estado de monitoramento por enquanto.
Segundo o painel da Secretaria de Estado de Saúde de Mato-Grosso, em 2024, foram identificados 43.227 casos e 89 mortes por covid. Veja a tabela abaixo que mostra a evolução dos casos positivos para a doença desde 2020, quando começou a pandemia.
Os municípios em níveis moderados, até a última atualização de 10 de outubro, são: Alto Boa Vista, São Félix do Araguaia e Castanheira.
[read_more_posts id=” 515608, 452428″]