Economista brasileira ganha título da realeza britânica por “investimentos de impacto“

CNN Brasil


A economista brasileira Daniela Barone Soares recebeu na quinta-feira (28) o título de oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) por trabalhos relacionados a investimentos de impacto positivo em áreas como transição energética, desenvolvimento sustentável, equidade, saúde, entre outras.

“A princesa [Anne] me deu os parabéns e disse pra eu continuar nesse caminho”, revelou Daniela em entrevista à CNN Brasil.

A honraria foi concedida pela princesa Anne, irmã do rei Charles III, durante uma cerimônia no Palácio de Buckingham, sede da monarquia britânica em Londres. Apenas Anne, a Princesa Real, o herdeiro aparente da Coroa, o príncipe William, e o monarca, Charles, podem conceder o título, que pode ser usado por Daniela ao final do nome.

A Ordem do Império Britânico tem mais de 100 mil membros que fizeram contribuições importantes em áreas como literatura, esporte, música, artes cênicas, entre outras. A lista inclui nomes como JK Rowling, autora da saga Harry Potter, o ex-jogador David Beckham e a atriz Keira Knightley.

Medalha recebida por Daniela Barone Soares no Palácio de Buckingham • Daniela Barone Soares

“Investimentos de impacto”

Nascida em Belo Horizonte, a economista Daniela Barone Soares já atuou no mercado financeiro e hoje preside a Snowball Impact Investments, empresa de investimentos que promove impacto social e ambiental para comunidades “sem comprometer retornos financeiros”, segundo o próprio site.

“Nossos resultados mostram que é possível crescer economicamente sem destruir o planeta. (…) O produto ou o serviço da empresa contribui para uma solução social e/ou ambiental e esse impacto é mensurado”, define Daniela.

Um quarto do portfólio da Snowball está alocado em projetos de transição energética. Daniela destaca o potencial do Brasil para a área, mas faz uma ressalva: “O Brasil tem uma oportunidade enorme de ter uma liderança na economia verde (…), mas é necessário planejamento estratégico de longo prazo”.

O Reino Unido, onde Daniela mora hoje em dia, se tornou neste ano o primeiro país do G7 a abandonar a queima do carvão para a produção de energia. A economista reforça que a decisão do governo sinaliza uma direção estratégica para empresas e indústrias.

Premiação no Brasil

Além do título da realeza britânica, Daniela Barone Soares recebeu o prêmio Personalidade do Ano 2024 da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil. A premiação ocorreu no Rio de Janeiro. Segundo a Britcham, a atuação dela na relação bilateral entre Brasil e Reino Unido, promovendo oportunidades para o “desenvolvimento econômico sustentável”.

Daniela Barone Soares em premiação da Britcham, no Rio de Janeiro • Divulgação Britcham / Daniel Lewinsohn



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Fuvest adianta prazo e divulga lista de aprovados para 2ª etapa

Vestibular que permite acesso a USP (Universidade de São Paulo), a Fuvest 2025 adiantou nesta…

Negociações sobre tratado de plásticos estão travadas em cúpula da ONU

Uma cúpula do Comitê de Negociação Intergovernamental da ONU, que reúne 175 países na Coreia do…

Entenda dinâmica da tentativa de chacina em São José dos Quatro Marcos

O suspeito de matar a facadas a filha de 15 anos e deixar outras 3…