A região da Champagne, no norte da França, é conhecida por produzir alguns dos espumantes mais famosos do mundo. A bebida é elaborada a partir do método tradicional, com uvas Pinot Noir, Chardonnay e Petit Meunier, cultivadas em vinhedos de colinas.
No podcast Música e Vinho, produzido pela sommelier Kézia Giugni, os espumantes são assuntos recorrentes e cada vez que são tratados há um detalhe a mais, uma nova curiosidade sobre o mundo do vinhos.
E nesta época do ano, incentivados pelas festas, esse tipo de bebida está sempre à mão e os brindes são inevitáveis. Mas, isso tem uma razão: é tempo celebrarmos as conquistas do ano e a esperança que se renova.
Ouça abaixo que Kézia Giugni diz sobre as champagnes.
Algumas marcas de espumantes da Champagne são: Billecart-Salmon, Fleury, Jacquesson, Larmandier-Bernier. Além da Champagne, a França também produz espumantes em outras regiões, como a Borgonha e a Alsácia.
Na Borgonha, é possível encontrar o Mousseux de Bougogne, também conhecido como Crémant. Essa região é famosa por seus vinhos tintos e brancos, e os espumantes da região são produzidos em três áreas: Rully, Yonne e Nuits.
As bebidas franceses são conhecidas por serem versáteis, com acidez equilibrada e perfil aromático, podendo ser harmonizados com queijos, frutos do mar, pratos sofisticados e sobremesas.
-
Sauvignon Blanc só combina com peixe? É um vinho só para o dia?
-
Árvore de Natal de uvas ao vinho: uma ideia criativa para sua ceia