O Pronto Atendimento Infantil do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, retomou os atendimentos, nesta quarta-feira (26), após suspensão ocorrida nessa terça-feira (26). Segundo hospital, o recebimento de pacientes foi suspenso devido à superlotação.
Esta foi a segunda interrupção em menos de uma semana, que teria sido causada pelo aumento de casos de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, além de vírus respiratórios.
A Secretaria de Saúde do Estado (SES) afirmou que a medida foi necessária para garantir a qualidade do atendimento aos pacientes que já estavam na unidade.
Com a retomada, a unidade volta a receber outros pacientes, mas a SES reforçou a orientação para que pacientes busquem primeiro as unidades de saúde de seus municípios de residência, evitando a concentração de demandas em um único local.
CRM
Enquanto o serviço é retomado, o CRM-MT (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso) enviou uma proposta às autoridades para a criação de centros de triagem específicos para pacientes com sintomas de arboviroses.
A recomendação, aprovada por unanimidade nessa terça-feira (25), visa agilizar o atendimento, tornar os diagnósticos mais eficientes e garantir encaminhamentos adequados.
A proposta foi encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), à Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) e ao Ministério Público Estadual (MPE).
-
Casa da Saúde fecha durante 3 dias no Carnaval; veja programação
-
Alexandre Padilha é o novo ministro da Saúde
-
Saúde indígena abre 671 vagas sem concurso