A história por trás das fotos virais de Trump após tentativa de assassinato

CNN Brasil


Começou como qualquer outro comício de campanha– como qualquer um que o fotógrafo Evan Vucci já havia coberto centenas de vezes para a Associated Press.

O ex-presidente Donald Trump subiu ao palco em Butler, na Pensilvânia, cumprimentou os seus apoiadores e iniciou o seu discurso.

Então, num piscar de olhos, o caos surgiu.

“Por cima do meu ombro esquerdo, ouvi alguns estouros e soube imediatamente que eram tiros”, disse Vucci sobre a tentativa de assassinato contra Trump no sábado (13). “Naquele momento, apontei minhas lentes para o palco e vi os agentes do Serviço Secreto entrando e encobrindo (Trump). A partir daí, entrei no modo de trabalho”.

Enquanto muitos que estavam presentes no comício procuravam se esconder, Vucci e outros fotojornalistas entraram em ação.

“A essa altura, tudo está instinto”, comentou Vucci, fotógrafo-chefe da AP em Washington. “Você não pensa em mais nada além de ‘Tenho que tirar esta fotografia’. É a maldição dos fotógrafos: não posso voltar atrás e recriar isso. Eu tenho que conseguir no momento”.

Vucci estava na área de segurança em frente ao palco quando os tiros soaram. Seu primeiro pensamento não foi sua própria segurança, mas sim documentar o momento que acontecia à sua frente. Não há segundas chances de capturar a história através das lentes de uma câmera.

“Eu estava tentando encontrar o melhor ângulo para enxergar o presidente”, relembrou ele. “E então comecei a pensar: ‘Ok, como ele vai sair daqui? Para onde eles vão levá-lo? O que eles vão fazer?’ Ele finalmente se levantou, e eu sabia que eles iriam tirá-lo do outro lado do palco, então corri para o outro lado do palco”.

Vucci fotografou os agentes do Serviço Secreto ajudando Trump e levando-o para um local seguro.

“Ao se levantar, ele olhou para a multidão e ergueu o punho”, disse Vucci. “No meu visor, eu podia ver o sangue na lateral do rosto dele. E acho que esse é o momento que muita gente está compartilhando”.

Doug Mills cobre presidentes há mais de 40 anos. O fotógrafo do New York Times nunca havia experimentado nada como os acontecimentos de sábado (13).

“Foi tão rápido, caótico e assustador como o inferno”, afirmou ele.

Antes das filmagens, Mills se moveu pelo palco, obtendo diferentes ângulos de Trump antes de se acomodar logo abaixo do pódio e olhar para cima. Então, ele ouviu os tiros e acreditou que poderia ser uma motocicleta ou talvez um trator.

Foi desse ponto de vista que Mills tiraria uma das fotos mais famosas do tiroteio. Ele só demorou um pouco para perceber isso.

Após Trump ter sido levado para um local seguro, Mills estava examinando as fotos e enviando-as aos editores do Times.

Ele sabia que suas fotos documentavam o momento em que Trump foi atingido por uma bala – era fácil ver, em uma série de imagens, Trump fazendo uma careta e depois tocando a orelha direita. Mas a editora Jennifer Mosbrucker informou-o de que ele havia detectado algo além.

“Jen me ligou cinco minutos depois e disse: ‘Você não vai acreditar nisso’”, compartilhou Mills. “Achei que tinha (estragado) tudo. Esse foi meu primeiro pensamento. E ela falou: ‘Há uma imagem real de uma bala atrás da cabeça dele’. Eu pensei: ‘O quê?’. E ela continuou: ‘Você estava com uma velocidade de obturador tão alta que capturou””.

Ela disse a Mills que um especialista em balística do FBI olhou para a foto e a chamou de “uma em um milhão”.

Anna Moneymaker, fotógrafa da Getty Images, estava com Vucci e Mills e a princípio achou que os tiros eram fogos de artifício.

Donald Trump, é levado para fora do palco durante um comício em 13 de julho de 2024 em Butler, Pensilvânia. / Anna Moneymaker/Getty Images

“Mas então, quando a multidão começou a gritar e alguns oficiais começaram a nos dizer para descermos com uma expressão de choque e confusão em seus rostos, eu simplesmente pensei que era surreal”, afirmou ela.

A respiração de Moneymaker ficou pesada e sua cabeça começou a girar, mas ela manteve o dedo no obturador e conseguiu tirar uma foto que se tornou uma das mais memoráveis ​​do dia.

Donald Trump é levado para fora do palco durante um comício em 13 de julho de 2024 em Butler, Pensilvânia. / Anna Moneymaker/Getty Images

“Eu me movi no palco e vi todos esses agentes em cima (de Trump) – e então vi o rosto dele através das pernas dos agentes”, comentou ela. “Eu não sabia o quão grave ele havia sido atingido, então só queria vê-lo e fazer imagens para ver o estado dele. Eu vi sangue escorrendo pelo rosto dele. Tirei alguns registros superexpostos antes de acertar as configurações, e então os agentes começaram a levantá-lo do chão assim que o tiroteio parou”.

Donald Trump é retirado às pressas do palco após atentado / Anna Moneymaker/Getty Images

Mills, Moneymaker e Vucci falaram sobre como era importante manter o foco no trabalho em meio à loucura.

Vucci cobriu o Iraque e o Afeganistão no início de sua carreira e já esteve em situações de combate antes. Ele disse que sua experiência o ajudou a manter a calma enquanto tudo acontecia. Ele, assim como seus colegas, concentrou-se no básico.

“Estava olhando pelo visor e pensando: ‘Ok, qual é a minha luz? Onde está a composição?’. Estava dizendo a mim mesmo: ‘diminua a velocidade, diminua a velocidade, enquadre, componha’ – todas as coisas que os fotógrafos dizem a si mesmos”, compartilhou ele. “É muito importante naquele momento não apenas apertar o botão esperando que você consiga alguma coisa. Você tem que continuar fazendo fotos. Você não está tirando fotos. Você está fazendo elas”, pontuou.

Quando Trump foi baleado, Moneymaker se lembra de ter xingado baixinho e dizer “meu Deus, meu Deus”. Mas ela não congelou.

“Eu realmente só queria documentar a história e ter uma foto”, disse ela. “Eu estava um pouco nervosa. Tipo, o que vou ter que mostrar para isso? Então continuei clicando no obturador. Entre palavrões, eu apenas disse: ‘Continue fazendo fotos’”.

Donald Trump, é levado para fora do palco durante um comício em 13 de julho de 2024 em Butler, Pensilvânia. / Anna Moneymaker/Getty Images

Mills tentou lembrar o que aprendeu com Ron Edmonds, um ex-colega da Associated Press que fotografou a tentativa de assassinato de Ronald Reagan em 1981. “Eu sempre conversei com ele sobre qual era o cenário quando ele fotografou Reagan sendo baleado, não vacilando e não desviando o olhar; apenas mantendo o foco no que estava à sua frente”, disse Mills.

Com apenas algumas horas de sono no domingo (14), ele reservou um momento para refletir sobre o que havia vivenciado em Butler.

“Foi horrível. Em retrospecto, foi muito assustador – provavelmente não tomei a decisão mais sábia para minha segurança. Mas eu estava fazendo meu trabalho”, destacou ele.

Este foi um sentimento ecoado por seus colegas fotógrafos.

“Estou feliz que tudo estava em foco e eu fiz o trabalho que deveria fazer”, finalizou Vucci.



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