“Acho que vai acontecer“, diz Trump sobre anexação da Groenlândia aos EUA


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (13) ter confiança de que os EUA anexariam a Groenlândia.

“Acho que isso vai acontecer”, disse ele a repórteres durante uma reunião no Salão Oval.

O partido de oposição pró-negócios Demokraatit da Groenlândia, que quer uma abordagem lenta para a independência do território em relação à Dinamarca, venceu a eleição parlamentar de terça-feira (11) – resultado que Trump afirmou ser bom para os Estados Unidos.

A Dinamarca, por sua vez, disse que a Groenlândia não está à venda.

A Groenlândia é a maior ilha do mundo e lar de mais de 56 mil pessoas. Antiga colônia e agora um território autônomo da Dinamarca, ocupa uma posição geopolítica única, situada entre os EUA e a Europa. Sua capital, Nuuk, fica mais perto de Nova York do que da capital da Dinamarca, Copenhague.

Trump diz que possuir a Groenlândia é vital para a segurança dos EUA, mas especialistas dizem que ele também pode estar de olho em outros aspectos do território, como seus recursos naturais que podem se tornar mais acessíveis à medida que as mudanças climáticas derretem o gelo do território.

Isso inclui petróleo e gás, bem como metais de terras raras, muito procurados para carros elétricos e turbinas eólicas da transição verde e para a fabricação de equipamentos militares.

Com informações da Reuters.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Quadrilha faturou R$ 60 milhões com roubo e venda de peças caminhões

Foram cumprido 120 mandados judiciais, nesta quinta-feira (27) contra uma organização especializada em roubo e…

Fiocruz e universidades entregam carta em apoio a ‘ADPF das Favelas’ ao STF

Movimentos da sociedade civil do Rio de Janeiro e outras 37 instituições entregaram, nesta segunda-feira…