Acidentes com ciclomotores aumentam mais de 700% em um ano no Rio

CNN Brasil


O número de acidentes com veículos de micromobilidade, como patinetes elétricos, bicicletas com autopropensão, scooters e ciclomotores aumentou 702,2% no Rio de Janeiro. De acordo com um levantamento da Comissão de Segurança no Ciclismo da cidade, os casos subiram de 274 em 2023 para 2.199 em 2024.

Segundo a comissão, a Prefeitura do Rio ainda não regulamentou a comercialização e a circulação desses veículos, o que pode estar relacionado ao aumento dos acidentes.

O levantamento também aponta um baixo investimento em infraestrutura para ciclistas. Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação indicam que, em 2023, foram construídos apenas 7,73 km de ciclovias na cidade. A meta prevista no Plano de Expansão da Rede Cicloviária – CicloRio é de 1.095 km.

 

A CNN procurou a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Transportes para comentar os dados e aguarda retorno.

De acordo com o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), o tempo médio de internação varia conforme o tipo de veículo envolvido no acidente. Veja abaixo:

  • Pedestres: 4,5 dias
  • Ciclistas e motociclistas: 3,6 dias
  • Triciclos: 5,25 dias
  • Veículos pesados: 5 dias
  • Caminhonetes: 4,5 dias
  • Ônibus: 16 dias

A taxa de mortalidade mais alta é registrada entre pedestres, com 3,8 óbitos a cada 100 internações. Em seguida, aparecem os motociclistas, com taxa de 1,04.

Entre janeiro e novembro de 2024, o SUS gastou R$ 3.490.445,54 com internações relacionadas a sinistros de trânsito no município.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Centro Histórico de Cuiabá pode ter reforma incentivada com redução de impostos

Uma das sugestões debatidas durante audiência pública promovida pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT),…

Racismo em shopping: Defensoria de SP recomenda afastamento de seguranças

Após os casos de racismo, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, por meio…

Sem dinheiro, sobrinho do papa Francisco viaja para funeral graças a doação

Sem recursos financeiros para ir a Roma durante todo o papado de Francisco, o sobrinho…