A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Leblon, em Cuiabá, foi totalmente alagada durante a forte chuva que atingiu a capital na tarde desta terça-feira (8). A unidade, inaugurada há menos de dois anos, teve um muro lateral rompido, o que provocou a invasão da água em grande volume dentro do prédio.

Segundo o prefeito Abilio Brunini, o alagamento foi agravado por uma obra mal executada. “Essa obra foi feita de forma errada. O muro lateral não tinha drenagem, então formou quase como uma piscina entre o talude do aterro e o muro. Quando a água encheu, não tinha como vazar. Aí forçou o muro, que cedeu, e a água veio quase como uma avalanche para dentro da UPA”, explicou.
Toda a unidade foi tomada pela enxurrada, com água misturada a esgoto, o que tornou o ambiente impróprio para o funcionamento. A Prefeitura deu início à transferência emergencial dos pacientes para outras unidades da rede municipal e para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
“Estamos realocando todos os pacientes, alguns de forma temporária, outros de maneira definitiva. Assim que a UPA estiver em condições, aqueles que puderem retornar, retornarão. Os demais seguirão tratamento em outras unidades”, afirmou o prefeito.
A gestão municipal contratou uma empresa para realizar a higienização completa da estrutura, que, segundo avaliação preliminar, não apresentou danos estruturais aparentes. A expectativa, de acordo com o prefeito, é que o funcionamento da unidade seja retomado ainda nesta terça. “A gente tende a retomar essa atividade em torno de quatro a cinco horas”, disse.
O prefeito também comentou os transtornos causados pelo temporal em outros pontos da cidade, como a região da Prainha e o entorno do Shopping Pantanal, e informou que uma nova empresa será contratada para reforçar a limpeza das bocas de lobo na cidade. “Vamos tentar corrigir os problemas que puderem ser corrigidos para evitar que essa situação continue se agravando em Cuiabá”, declarou.

Obra inaugurada há menos de 2 anos
A construção da UPA do Jardim Leblon começou em 2016, durante o último ano de mandato de Mauro Mendes como prefeito de Cuiabá, com previsão de entrega até 2018. No entanto, o projeto enfrentou paralisações e entraves contratuais ao longo dos anos seguintes, e chegou a ser interrompido por falta de pagamento em 2022.
A conclusão só foi possível após a Justiça determinar intervenção na saúde da capital, transferindo temporariamente a gestão da área para o Governo de Mato Grosso. Com a medida, os pagamentos à construtora foram regularizados e as adequações necessárias executadas, permitindo a finalização da obra.
Inaugurada em 13 de julho de 2023, a unidade possui área total de 6,5 mil m² e atende uma região composta por 44 bairros, beneficiando mais de 139 mil cuiabanos.
-
Show com 16 artistas no Parque das Águas é adiado após temporal em Cuiabá
-
Aniversário debaixo d’água: chuva alaga vias de Cuiabá nesta terça