Além de Kamala, apenas três vices dos EUA certificaram a própria derrota

CNN Brasil


A vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris foi quem anunciou a vitória de seu adversário nas eleições de 2024, o presidente eleito Donald Trump, na votação do Colégio Eleitoral.

É relativamente raro que um vice-presidente em exercício receba a nomeação de seu partido – e que depois percam a eleição e tenham que supervisionar a cerimônia de certificação dos votos, validando a própria derrota.

Harris vivenciou uma das experiências mais duras na política americana, mas também uma das funções mais importantes na transição pacífica de poder. Três outros vice-presidentes estiveram na mesma situação, todos em circunstâncias extremamente conversas. Um quarto vice faltou à cerimônia.

Em 1861, o vice-presidente John Breckinridge, que perdeu as eleições de 1860, conduziu a contagem dos votos do Colégio Eleitoral que tornaram Abraham Lincoln presidente, em uma época na qual os estados do sul dos EUA preferiram se separar do país a aceitar a vitória de Lincoln.

Um século depois, o evento se repetiu. Após perder a eleição de 1960 por uma margem apertada, o então vice-presidente Richard Nixon supervisionou a contagem dos votos que levaram John F. Kennedy à presidência.

Oito anos depois, Nixon voltou para uma nova contagem – dessa vez como presidente eleito, após derrotar o então vice-presidente Hubert Humphrey. Alegando a necessidade de ir a um funeral, no entanto, Humphrey faltou à cerimônia, realizada em 1969.

A última vez antes desta segunda-feira (6) em que essa situação havia ocorrido foi em 2000, quando o vice-presidente Al Gore venceu a votação popular mas perdeu a eleição após uma decisão controversa da Suprema Corte. Apesar da polêmica, ele compareceu à certificação da vitória de George W. Bush, em 2001.

Quatro anos atrás, o então vice-presidente Mike Pence supervisionou a contagem dos votos que confirmaram sua derrota na busca pela reeleição à vice-presidência, o que é um pouco diferente dos casos citados. Pence, no entanto, se recusou a acatar a demanda de Trump para que rejeitasse os votos eleitorais em estados-chave nos quais o republicano perdeu para Joe Biden.

Trump venceu nesses estados em sua campanha contra Harris em 2024. O Congresso esclareceu, após o episódio da pressão de Trump sobre Pence, que o papel do vice-presidente no processo é estritamente cerimonial.

O que é o Colégio Eleitoral das eleições dos EUA?



Fonte do Texto

VEJA MAIS

A Vida Adulta e seus Desafios

Eis que chega a vida adulta, uma fase de grandes oportunidades, mas também de muitos…

Vento forte deve agravar incêndios em Los Angeles no início desta semana

Um evento contínuo e persistente de ventos em Santa Ana está acontecendo no sul da…

Todas as regiões do Brasil estão em alerta para chuvas intensas, segundo Inmet

Todas as regiões do Brasil estão em alerta para chuvas intensas neste final de semana,…