Américo Martins: Ucrânia vê com ceticismo declaração de Putin sobre paz


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs que Brasil, China e Índia atuem como mediadores em possíveis negociações de paz na guerra com a Ucrânia. No entanto, segundo o analista sênior de assuntos internacionais Américo Martins, a Ucrânia “vê essa declaração com ceticismo”.

De acordo com Martins, a postura cética da Ucrânia se deve principalmente aos posicionamentos favoráveis a Putin adotados pela China e pela Índia, especialmente no âmbito comercial. “São justamente as trocas comerciais, venda de petróleo, gás e outros produtos, da Rússia para a China e para a Índia, que dá condições para eles manterem o esforço de guerra”, explica o analista.

Papel do Brasil e futuras discussões

O Brasil, segundo Martins, tem um peso menor neste cenário, mas foi incluído na proposta de Putin devido às recentes manifestações do governo brasileiro. O analista lembra que o assessor especial para assuntos internacionais da presidência, Celso Amorim, esteve na China em maio, quando Brasil e China assinaram uma proposta de paz para a Ucrânia, que já naquele momento era vista com desconfiança pelos ucranianos.

Amorim deve retornar à Rússia na próxima semana para participar de um evento dos Brics em São Petersburgo, onde se espera que sejam discutidos temas de segurança, incluindo a guerra na Ucrânia. Este encontro pode ser crucial para entender o posicionamento desses países em relação ao conflito e às possíveis negociações de paz.

A proposta de Putin levanta questões sobre a eficácia de uma mediação por países que mantêm laços comerciais estreitos com a Rússia. A Ucrânia teme que esses interesses econômicos possam influenciar qualquer processo de negociação, comprometendo a imparcialidade necessária para alcançar uma paz justa e duradoura.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Polícia Civil já tem identidade de Maníaco da Mooca, diz delegado do caso

A Polícia Civil de São Paulo já identificou o homem conhecido como “Maníaco da Mooca”,…

Policiais civis paralisam e delegacias ficam limitadas por 24h em MS

Policiais civis paralisaram os atendimentos nas delegacias de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (19).…

Ataques à rede elétrica da Ucrânia podem violar direito internacional, diz ONU

A campanha de ataques aéreos da Rússia à rede elétrica da Ucrânia provavelmente viola o…