Amorim fala sobre importância do processo democrático com chanceler de Maduro

CNN Brasil


O assessor da presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, se reuniu na noite de sexta-feira (27) com o chanceler da Venezuela, Yván Gil. O encontro aconteceu a menos de 48 horas das eleições presidenciais do país.

Enviado à Venezuela pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para acompanhar o processo eleitoral do país, Amorim chegou a Caracas no começo da noite. O encontro com o ministro das Relações Exteriores de Nicolás Maduro foi o primeiro da agenda, logo após a chegada.

No encontro, descrito para a CNN como “rápido” e “protocolar”, Amorim falou sobre a “importância do processo democrático” e da Venezuela para o Brasil e para a região. O assessor também transmitiu ao chanceler de Maduro o desejo de que tudo transcorra da melhor maneira.

De acordo com o ministro venezuelano, no encontro ambos abordaram a “relevância do pleito” e a organização do processo por parte do Conselho Nacional Eleitoral (CNE). “Durante uma reunião cordial, discutimos a importância desse pleito e o ambiente de paz que se respira na Venezuela”, escreveu na rede social X.

Na descrição do encontro, o chanceler venezuelano qualificou a organização eleitoral de “impecável” e o processo local como “um dos mais transparentes e seguros do mundo”. Segundo ele, também foram discutidos “os grandes desafios de transmitir informação verídica com base no respeito absoluto à legislação venezuelana”.

Neste sábado (27), Amorim terá reuniões com representantes da oposição venezuelana. Ele também se encontrará com integrantes do Centro Carter, que estão no país para a observação do processo eleitoral, e do Painel de especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU).

A avaliação do governo brasileiro é de que não seria “prudente” um encontro de Amorim com candidatos.

Em entrevista exclusiva à CNN na última quinta, María Corina Machado, principal líder opositora do país, afirmou que estava em processo de solicitação de uma reunião com Amorim.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Diretor de escola militar é afastado após cantos violentos de alunos

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, afastou o diretor e policiais militares do Colégio Militar…

Mato-grossenses devem movimentar R$ 512 milhões na Black Friday

Pesquisa do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT) aponta que 32.9% dos mato-grossenses…

COP29 fecha acordo para dar início ao comércio global de créditos de carbono

Os países aceitaram um acordo na COP29, neste sábado (23), sobre as regras para um…