A inauguração do espaço provisório foi realizada neste sábado (14), em Cuiabá. A estrutura metálica montada no estacionamento do Shopping Popular tem capacidade para 600 bancas e foi alugada pela associação, por 1,7 milhão por ano.
Para tornar o espaço funcional foram investidos cerca de R$ 3 milhões. São 216 contêineres no total. A montagem da estrutura foi acompanhada pelo CAU/MT (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso) e o pelo Crea/MT (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso).
De acordo om a coordenadora técnica do CAU/MT, Yasmine Ali, durante as fiscalizações in loco, as verificações se concentram em apurar a presença de responsáveis técnicos.
“Todas as atividades identificadas no local foram conduzidas por profissionais devidamente habilitados, seja arquiteto ou engenheiro, responsáveis pela elaboração dos projetos e pela execução da obra”.
Por cinco meses, os comerciantes estavam em tendas improvisadas na avenida Carmindo de Campos, localizada na lateral da estrutura que foi destruída por um incêndio, em julho deste ano. Em cerca de 27 minutos toda a estrutura já tinha sido destruída. Veja vídeo:
O incêndio
O incêndio que destruiu as instalações do Shopping Popular, em Cuiabá, aconteceu na madrugada do dia 15 de julho deste ano. Um laudo preliminar apontou que o fogo começou em razão de uma falha no sistema elétrico.
Nas imagens de câmera de segurança voltada para a escada que dava acesso à praça de alimentação, no segundo andar, é possível ver o início de fumaça no Shopping Popular, às 2h26. Alguns segundos depois o local fica tomado por fumaça.
Na época, os governos federal, estadual e municipal se comprometeram a ajudar na reconstrução do local, inclusive, oferecendo linhas de crédito facilitadas aos comerciantes.
Os comerciantes ainda aguardam uma solução definitiva e a restruturação do Shopping.
-
Presidente do Shopping Popular, Misael Galvão vai parar na delegacia
-
28 dias após incêndio, lojistas do Shopping Popular têm futuro incerto