Os atletas da melhor idade de Mato Grosso do Sul disputam, neste domingo (13), em Campo Grande, as vagas para o campeonato nacional da Superliga Melhor Idade de voleibol adaptado. As competições estão sendo realizadas no ginásio da Unigran, em Campo Grande. Confira uma das disputas, abaixo.
São 32 equipes competindo, reunindo atletas de pelo menos 10 cidades de Mato Grosso do Sul. Eles estão divididos em três categorias, cada uma destinada a uma faixa etária: atletas com mais de 45 anos, mais de 58 anos e mais de 68 anos.
O evento é organizado pela CBVA (Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado).
As diferenças do voleibol adaptado
O voleibol adaptado para a melhor idade é uma versão do voleibol tradicional, adaptada para as necessidades e capacidades dos praticantes mais velhos.
Mudam as dimensões da quadra, a altura da rede, os movimentos, dentre outras especificidades que preservam a essência do esporte, mas com algumas modificações para garantir a segurança, o conforto e a participação ativa dos idosos.
“A CBVA tem competições a nível estadual, nacional e sul-americano, e essa competição de hoje dá vaga para a final nacional. Portanto, é muito importante. São 32 equipes que estão aqui se superando. Mato Grosso do Sul tem se desenvolvido muito nesse esporte”.
Lucas de Marco, presidente da CBVA.
