Autoridades dos EUA tiveram conversas reservadas com Zelensky, dizem fontes

CNN Brasil


Autoridades do governo de Donald Trump tiveram conversas reservadas com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e sua equipe após a confusão no Salão Oval da Casa Branca na última sexta-feira (28), disseram duas fontes à CNN.

Os funcionários de Trump enfatizaram a importância de estabilizar as relações o mais cedo possível e pediram aos ucranianos que retomassem as negociações antes do discurso do presidente ao Congresso, que acontecerá nesta terça-feira à noite, ainda segundo as fontes.

Entre aqueles que entraram em contato com Zelensky está o enviado de Trump à Ucrânia, Keith Kellogg. O aviso foi rapidamente seguido pela postagem de Zelensky no X na manhã desta terça chamando o bate-boca com o presidente americano de “lamentável”.

Pela noite, um funcionário da Casa Branca afirmou à CNN que o acordo de minerais raros com a Ucrânia ainda não havia sido assinado.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, que está diretamente envolvido nas discussões sobre o acordo, ressaltou à Fox News que atualmente não há planos para que ele seja assinado antes do discurso do republicano.

No entanto, o funcionário da Casa Branca argumentou que o governo Trump está confiante de que as discussões sobre o acordo de minerais estão indo na direção certa.

O presidente americano, que planeja abordar as guerras no exterior durante seu discurso, incluindo a guerra entre Ucrânia e Rússia, está ansioso para declarar vitória no acordo de minerais, segundo a fonte.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Brasil secando: Pantanal perdeu 61% de superfície de água no ano passado

Na mesma tendência do ano anterior, apenas em 2024 o Brasil perdeu 2% da superfície…

ariranha ensina filhotes a pescar no Pantanal

Filhotes de ariranhas, também conhecidas como lontras-gigantes, dão show de fofura ao aprenderem as artes…

Fechamento de Heathrow deve afetar mais de 1300 voos, diz diretor

O fechamento do aeroporto de Heathrow, em Londres, nesta sexta-feira (21) deve afetar mais de…