Barragem em BH rompeu devido a falha humana, diz prefeitura

CNN Brasil


O rompimento da barragem de contenção da Lagoa do Nado, que ocorreu em novembro do ano passado, foi causada por falha humana, segundo concluiu a Prefeitura de Belo Horizonte, após abrir uma sindicância que apurou as causas do desastre.

Em nota, a Secretaria de Obras e Infraestrutura informou que “com base na análise dos documentos, oitivas das testemunhas e demais elementos colhidos ao longo da sindicância, não foram identificadas falhas estruturais na barragem que possam ter contribuído para o seu rompimento”.

“Os elementos apurados indicam que o incidente ocorreu porque a galeria do vertedouro encontrava-se parcialmente obstruída por três anteparos de madeira, denominados stop log”.

Esses dispositivos, por sua vez, foram removidos do vertedouro durante o período de chuvas, para rebaixamento do nível do reservatório, entretanto, foram indevidamente recolocados posteriormente, contribuindo para o rompimento.

As obras para limpeza, instalação de barreiras de sedimentos e implantação de um novo canal de drenagem na área onde houve o rompimento da barragem continuam em execução, e devem ficar prontas nos próximos meses, segundo previsão do Executivo municipal.

Relembre o caso

A represa fica dentro do Parque Lagoa do Nado, no bairro de Itapoã, região da Pampulha.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as fortes chuvas fizeram parte do talude ceder permitindo que a água represada saísse e inundasse a avenida Pedro I, via de grande fluxo.

À época, a Defesa Civil Municipal, engenheiros da prefeitura e outros órgãos também foram enviados para o local.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

saiba se você já pode se imunizar

A vacinação contra a gripe começa, nesta quinta-feira (27), em Mato Grosso do Sul. Segundo…

Aliados da Ucrânia se reúnem em Paris para tratar ajuda e segurança

A França prometeu dois bilhões de euros em ajuda militar à Ucrânia, enquanto cerca de…

Quadrilha faturou R$ 60 milhões com roubo e venda de peças caminhões

Foram cumprido 120 mandados judiciais, nesta quinta-feira (27) contra uma organização especializada em roubo e…