Bolsa Atleta amplia acessos com mudanças de idade e equidade de gênero


O Governo de Mato Grosso do Sul sancionou a Lei nº 6.366/2024, que altera e acrescenta critérios à legislação do programa Bolsa Atleta e Técnico na próxima edição. A principal mudança é criação de novas categorias:

  • Bolsa Atleta Nacional Surdolímpico;
  • Bolsa Atleta Pódio Complementar Surdolímpico;
  • Bolsa Atleta Pré-Olímpico, Paralímpico e Surdolímpico.
Ciclistas durante prática do esporte. (Foto: Bruno Rezende/GovMS)
  1. Semed divulga resultado preliminar de seleção para assistente educacional

Atualmente, o programa Bolsa Atleta e Técnico beneficia 345 atletas e 38 técnicos com valores entre R$ 500,00 e R$ 7.000,00 mensais. Com as mudanças, é esperada uma maior inclusão, equidade de gênero e suporte financeiro aos esportistas e suas equipes, com o ajuste da distribuição dos recursos públicos do programa, estabelecendo que, no mínimo, 30% dos valores sejam destinados prioritariamente a modalidades femininas ou masculinas.

Com a novidade, atletas surdos poderão solicitar bolsas específicas, desde que estejam vinculados a entidades estaduais ou nacionais de desporto de surdos, atendendo a necessidade de demandas específicas, incluindo atletas surdos e de alto rendimento.

Outra mudança é em relação a idade mínima para concessão de determinadas categorias, que foram reduzidas, como a Bolsa Atleta Nacional, Paralímpico e Surdolímpico, que estão acessíveis a partir de 12 anos, enquanto a Bolsa Atleta Pódio Complementar Surdolímpico pode ser requerida por atletas com 14 anos ou mais. 

Regulamentação

Novos critérios para a concessão foram incorporados ao programa, como a exigência para que os atletas e técnicos estejam devidamente filiados a entidades regionais ou nacionais de administração esportiva e comprovem participação em competições de níveis estadual, nacional ou internacional.

A legislação também prevê, no caso dos atletas surdos, a comprovação de participação em eventos reconhecidos pelo ICSD (Comitê Internacional de Esportes para Surdos) ou outras entidades equivalentes.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Universidade e ex-alunos lamentam morte de professor assassinado

A morte do professor universitário Roberto Figueiredo, aos 68 anos, nesta sexta-feira (13), chocou Campo…

Ônibus é sequestrado e usado como barricada durante operação da PM no RJ

Um ônibus da viação Fabio’s foi utilizado por criminosos como uma barricada para impedir o…

Suspeita de mandar espancar cantor na 14 de Julho é presa

Uma mulher de 37 anos foi presa pela DHPP (Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção…