Brasil de olho no Pantanal

Incêndios em vegetação na região do Pantanal (Foto: Divulgação)


O Pantanal entrou no radar nacional. Há uma preocupação maior com as coisas desse bioma. Uma pergunta um tanto quanto absurda: será que foram úteis os incêndios no Pantanal para despertar o país e até o exterior para a maior planície alagada do mundo? O Brasil do litoral cutuca mais as autoridades sobre esse assunto do que muita gente que vive nos dois estados que dividem o Pantanal.

Incêndios em vegetação na região do Pantanal. (Foto: Divulgação)

Apareceu informação sobre esse assunto de incêndios no Pantanal que mostra que há uma preocupação maior com tudo dali. O Ministério Público Federal entrou nessa parada.

Por satélite e outros meios identificam fogo nessa ou naquela propriedade. O dono é chamado para conversa e pode ser investigado e até indiciado. Mostram que 85% dos incêndios no Pantanal começam em propriedade privada. a naquela propriedade. O dono vai ter que se explicar ao Ministério Público.

É uma novidade, coloca contra a parede os donos de propriedades. Se a maior parte dos incêndios ocorre nelas, como não buscar os seus donos para uma conversa? Será que esse amedrontar ajudaria a fazer com as pessoas que vivem ali olhassem com mais cuidado esse assunto de se colocar fogo para isso e aquilo? Tocar fogo para ajudar em que?

Ainda repetimos a coivara dos indígenas. Porque em outros lugares isso não ocorre? O Pantanal que se tem na Louisiana, EUA, não tem essa de tocar fogo para isso ou aquilo? Lá estão errados, aqui certos?

Talvez fosse interessante uma aproximação com essa região alagada, o Bayou na Louisiana. É o pantanal deles. O que fazem, como combatem incêndio, como preservam aquele sistema igual ao nosso? Por que não trocar experiência entre esses dois lados iguais?

Outro argumento do momento é que está diminuindo a criação de gado no Pantanal do MS e MT. O que estaria ocorrendo? Não seria melhor ter mais gado por ali? É que mostram, os que estudam a região, que gado come capim que poderá gerar fogo mais tarde.

Se está diminuindo a criação de gado e isso pode prejudicar no combate ao fogo não seria útil arrumar financiamento mais em conta para os pantaneiros voltarem a aumentar o número de cabeça de gado em sua propriedade?

Seca no Pantanal
Seca o Pantanal foi agrava nos últimos anos, mostra estudo. (Foto: Reprodução)

Olha quantos assuntos estão no dia a dia das conversas das pessoas sobre o Pantanal depois desses incêndios, principalmente aquele de 2020.

Outra preocupação: será que tem algum levantamento que mostre que o que ocorre agora no Pantanal estaria já atingindo os ganhos do turismo na área?

Mais uma: a aprovação do Estatuto do Pantanal em Brasília, neste momento de debate sobre aquele ecossistema, não seria mais uma arma em defesa da maior planície alagada do mundo? Arma, de agora em diante, para ajudar na preservação daquela planície?

O momento atual que seria, em tese, contra o Pantanal parece que está funcionando ao inverso. O que é uma boa coisa.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

“Quando não se tem governança, se perde a credibilidade”, diz ministro do TCU sobre Enel

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, criticou a gestão da…

STF marca audiência em disputa sobre controle de usina em Três Lagoas

O Ministro Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), marcou para o dia 18 de…

Análise: Tendência é que medidas de enviar imigrantes para outros países se espalhem

A Itália deu um passo controverso na gestão da crise migratória ao enviar o primeiro…