A Polícia Federal de Pernambuco, em colaboração com a Polícia Federal da Argentina, realizou nesta quinta-feira (12) a extradição de um brasileiro procurado pela Justiça.
O ex-bancário, de 44 anos, natural de São José do Egito e residente em Afogados da Ingazeira, chegou ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, por volta das 22h, vindo de Buenos Aires.
Segundo a PF, o homem, condenado no Brasil a 29 anos e 2 meses de prisão por estupro de vulnerável da própria sobrinha, se escondia na Argentina enquanto estava foragido.
Ainda na noite de quinta-feira, o acusado foi escoltado por policiais federais até o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (COTEL), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, onde permanece à disposição da Justiça de Afogados da Ingazeira.
Segundo as investigações, o suspeito teria abusado sexualmente da sobrinha de 8 anos dentro da própria residência durante três anos, em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco.
Extradição
O ex-bancário, que estava foragido, foi preso na cidade de Buenos Aires em setembro deste ano, após ser incluído na lista de difusão vermelha da Interpol.
A detenção do acusado foi realizada pela Polícia Federal da Argentina, que, após realizar investigações, localizou o procurado no bairro de San Telmo, Buenos Aires. Em seguida, a Polícia Federal brasileira iniciou os trâmites legais para a extradição.
De acordo com as autoridades argentinas, o ex-bancário pagava um aluguel de 500 dólares, valor considerado bastante elevado para os padrões da região, o que teria levantado suspeitas.
A operação de extradição contou com a participação de agentes da Polícia Federal brasileira, que viajaram até a Argentina para escoltar o acusado de volta ao país.